7 dicas para economizar na hospedagem e poupar na sua viagem

6 minutos para ler

Quer fazer uma viagem, mas está com o orçamento apertado? Com planejamento e seguindo algumas dicas, você conseguirá economizar na hospedagem e em outros itens, para conseguir realizar um passeio que não pese no bolso.

Em um primeiro momento pode parecer um pouco difícil reduzir os custos da viagem, especialmente para quem preza por conforto. Entretanto, reservar hotéis econômicos não precisa ser sinônimo de infraestrutura ruim, com pesquisa e algumas estratégias é possível aproveitar muito bem as próximas férias ou feriados. Quer saber como? Continue a leitura e veja as dicas!

Dicas superúteis que farão você economizar na hospedagem

Eu conheço viajantes que não abrem mão de ter café da manhã no hotel, ar condicionado, estacionamento, entre outras comodidades, e ainda assim conseguem encaixar o valor da hospedagem no orçamento.

O segredo para isso está no planejamento! É importante manter o foco no que você deseja em relação ao estilo da viagem, conforto da acomodação, passeios, alimentação e outro pontos, além de pesquisar bem para encontrar as opções mais adequadas à sua disponibilidade financeira.

Abaixo, separei algumas dicas para ajudar com isso no momento de escolher a hospedagem. Acompanhe!

1. Viaje na baixa temporada

Uma das principais estratégias para economizar na hospedagem é viajar na baixa temporada. Nesse período, a movimentação de turistas é menor e os hotéis costumam oferecer tarifas mais atrativas, o que será positivo para reduzir os custos da viagem.

Se você tiver datas flexíveis, outra recomendação é optar por estadias no início da semana, já que os valores são mais baratos do que as diárias de quinta-feira a domingo.

Planejar uma viagem para destinos litorâneos em agosto ou setembro parece uma boa ideia, não é mesmo? Afinal, o período não é tão quente quanto no verão, fazendo com que o interesse dos turistas seja menor. Contudo, pode haver algum grande evento que movimente o turismo e influencie as tarifas do setor hoteleiro. Portanto, fique de olho no calendário de eventos da cidade para não ter surpresas.

2. Reserve a hospedagem com antecedência

Para quem não consegue viajar na baixa temporada, a dica é reservar a hospedagem com antecedência. Os valores provavelmente não serão menores, mas você terá mais opções para avaliar.

Em épocas de alta procura, os estabelecimentos com boa localização, avaliação positiva e com bom custo-benefício costumam ficar esgotados rapidamente. Por isso, assim que definir o destino da viagem comece a analisar a rede hoteleira do local.

3. Mantenha o foco em seu orçamento

Quando se fala em viagem, o céu é o limite para o orçamento. A frase é um pouco clichê e exagerada, mas representa bem o que pode acontecer nessa ocasião. Afinal, há hotéis cinco estrelas, resorts all, inclusive, locais com SPA, entre outras comodidades que brilham os olhos dos turistas e aumentam bastante os custos da viagem.

É ótimo ficar em um hotel com todas essas regalias, mas se você não tem condições financeiras para isso no momento, precisará manter o foco no orçamento. Sendo assim, defina quais fatores são essenciais para a hospedagem em relação ao conforto, localização e infraestrutura, o quanto pretende investir para isso e busque alternativas dentro desse perfil.

4. Analise as avaliações da hospedagem

Você certamente conhece aquele ditado que diz que o barato sai caro, não é mesmo? E isso também é válido para as viagens. Selecionar um hotel com um valor bem abaixo do mercado sem avaliar a infraestrutura e as condições dele pode gerar inúmeros desconfortos, como cama ruim, quarto apertado e sem ventilação, banheiro com vazamento etc. Em situações assim, algumas pessoas optam até por trocar de hotel durante a viagem, o que pode aumentar os custos, já que as tarifas para a reserva no balcão, geralmente, são mais altas.

Por isso, para economizar na hospedagem e ainda garantir uma boa experiência, é imprescindível analisar o hotel antes de fazer a reserva. Verifique a reputação dele e a opinião de outros hóspedes sobre a limpeza do local, o conforto do quarto, o atendimento, a localização, entre outros itens para não ter surpresas negativas.

5. Escolha destinos mais econômicos

A escolha do destino é outro ponto que influencia no orçamento final da viagem e no valor da hospedagem. Se o objetivo for conhecer outros países, será necessário considerar o câmbio — com o dólar mais alto, priorizar destinos pela América do Sul talvez seja a melhor opção para uma viagem mais econômica.

Países como Buenos Aires, Santiago e Montevidéu contam com uma ampla rede hoteleira, com preços variados e boas atividades turísticas, e podem ser uma opção para as férias.

6. Participe de um clube de hospedagem

Outra dica interessante para quem deseja economizar na hospedagem sem abrir mão do conforto e sem correr risco de ter uma experiência negativa é participar de um clube de hospedagem. Nessa modalidade, os hotéis credenciados devem seguir um padrão de qualidade, em categoria simples ou superior. Além disso, as tarifas das diárias são mais atrativas do que os valores do balcão, por exemplo.

Essa solução é positiva tanto para quem viaja com frequência como para quem tem dificuldade de se planejar financeiramente para a folga. Mesmo que você não tenha definido o destino, pode adquirir o pacote de diárias com antecedência, dividido em parcelas que cabem no seu orçamento. Assim, quando escolher o local só precisará reservar o hotel de acordo com o plano escolhido, que pode ser para viagens individuais, casais e famílias.

7. Realize os deslocamentos da viagem durante a noite

Se você planeja viajar para mais de um destino, opte por horários noturnos em viagens de avião, ônibus ou trem. Essa é uma boa estratégia para reduzir os custos, pois você evitará uma diária de hotel.

Essas são as principais dicas para economizar na hospedagem. Com planejamento e pesquisa é possível conhecer destinos nacionais e internacionais, sem extrapolar o orçamento. Portanto, se você deseja colocar o pé na estrada nos próximos meses, comece a fazer isso hoje mesmo!

O clube de hospedagem pode ser uma opção interessante para as suas viagens! Acesse o site e veja qual plano do Clube Montreal combina mais com o seu perfil!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-