7 filmes sobre viagens: inspire-se e pegue seu passaporte já!

6 minutos para ler

Cá entre nós: assistir filmes sobre viagens é bom demais, não é? Afinal, além do roteiro abordar como o ato de se aventurar por outros lugares é capaz de transformar as nossas vidas, ele mostra cenários naturais e pontos turísticos de tirar o fôlego. É a combinação perfeita para inspirar qualquer um a arrumar as malas e partir para diferentes destinos!

Não é à toa que muitos lugares foram “descobertos” e se tornaram bastante populares entre os turistas, por conta de produções do cinema, como Maya Bay, na Tailândia — onde foi filmado A Praia — e Hobbiton, na Nova Zelândia — onde foi filmado O Senhor dos Anéis.

Pensando nisso, listei 7 longas excelentes para quem gosta de viajar, divertir-se emocionar-se, refletir e, de quebra, preparar um roteiro especial por locais apaixonantes e inesquecíveis. Acompanhe!

1. Vicky Cristina Barcelona

O primeiro dessa seleção é “Vicky Cristina Barcelona”, um grande clássico do diretor Woody Allen. A produção mostra a viagem de duas amigas, Vicky e Cristina, que saem dos Estados Unidos rumo à Barcelona para aproveitarem o verão.

Lá, elas têm a oportunidade de conhecer a cultura catalã, desbravar as belezas da cidade e refletir sobre o que, de fato, querem e esperam do futuro. É justamente nesse período que conhecem o nativo Juan, um homem cheio de vida e histórias para contar. A partir disso, ambas embarcam numa nova experiência com ele, que as levam a descobrir o que é o amor e principalmente a amizade.

2. Comer, Rezar, Amar

Inspirado no livro biográfico de mesmo nome, “Comer, Rezar, Amar” apresenta a história de Liz que, insatisfeita com o trabalho, lidando com o fim de um casamento e sem perspectiva de futuro, decide tomar uma decisão: tirar um ano sabático para se redescobrir. A partir daí, ela viaja por três países: Itália, Índia e Bali.

Em cada um desses locais, tem experiências inesquecíveis, aprende novos costumes, convive com pessoas de outras origens e culturas, prova novos sabores, redescobre a própria espiritualidade e se permite viver romances que a fazem ser feliz mais uma vez.

3. Na Natureza Selvagem

Outro filme sobre viagens que não poderia faltar nesta lista é “Na Natureza Selvagem”. Baseado em acontecimentos reais, ele narra a história de Christopher, um jovem bastante rico e com um futuro promissor nos negócios da família, que sente um vazio constante e não consegue se sentir realizado com nada.

Em um dado momento, o rapaz decide deixar tudo para trás e embarcar sozinho numa jornada de autodescobrimento pelo interior do Alasca. A viagem, que é feita sem data para terminar, leva-o a explorar lugares remotos no meio da natureza, a testar os próprios limites e a entender qual o verdadeiro sentido da vida.

4. Cartas para Julieta

“Cartas para Julieta”, acompanha a viagem de Sophie e Victor, para Verona, a cidade italiana que inspirou Shakespeare a escrever a história de Romeu e Julieta. Ao chegarem na região, Sophie acaba passando mais tempo sozinha do que esperava e se envolve com o clube de mulheres que coletam as cartas deixadas na casa de Julieta e as respondem em nome dela, dando vida à personagem.

A partir daí, ela descobre uma carta especial da década de 50 e resolve ajudar a senhora que a escreveu a encontrar o antigo namorado. Empenhada nessa missão, ela não se dá conta que ao mesmo tempo que ajuda Claire, acaba se ajudando a descobrir o amor.

5. Sobre Viagens e Amores

“Sobre Viagens e Amores” é, sem dúvidas, um título bastante autoexplicativo do que você pode esperar desse longa, viu? Nele, você acompanha dois amigos italianos, Maria e Marco, que decidem fazer a primeira viagem internacional para os EUA. Ao chegarem em São Francisco, eles se hospedam no apartamento do casal Paul e Matt.

É a partir da convivência e da amizade com eles que os dois conhecem outras realidades, aprendem a aceitar as diferenças e têm a chance de, enfim, serem livres e fazerem o que sempre tiveram vontade. Em meio a tudo isso, Maria e Marco ainda viajam para Cuba e vivem o dilema de novos amores e, é claro, das inevitáveis despedidas.

6. Meia-Noite em Paris

Outro grande filme de Woody Allen, “Meia-Noite em Paris” mostra o casal Gil e Inez em uma viagem pela capital francesa. Porém, os dois não estão exatamente alinhados sobre o que fazer e com quem sair na cidade. Por isso, acabam se separando e Gil descobre uma espécie de túnel do tempo que se abre sempre à meia-noite e o leva ao passado.

A partir daí, ele decide explorar Paris em outra época e acaba conhecendo grandes personalidades da história e vivendo experiências que parecem surreais. É justamente aí que ele precisará decidir se quer permanecer no presente ao lado da noiva ou se quer desbravar o passado e ficar preso nele.

7. Pequena Miss Sunshine

A última produção desta lista é “Pequena Miss Sunshine”, que retrata o desejo de Olive, uma garota que sonha em se tornar modelo e participar do concurso que dá nome ao filme. O problema é que, além dos pais e os demais parentes dela não terem dinheiro, a disputa acontece na Califórnia e eles moram em outro estado, o Novo México.

No entanto, mesmo diante dos empecilhos, todos ficam decididos a ajudarem a pequena a realizar o sonho. Para isso, eles resolvem fazer o trajeto de ida e volta numa kombi, encarando os diversos desafios da estrada e aproveitando o caminho para se acertarem, discutirem problemas pessoais e entenderem o verdadeiro significado de família.

Como você viu, não faltam filmes sobre viagens e que, acima de tudo, mostram que viajar é muito mais do que apenas sair da rotina. Trata-se de uma oportunidade de aprender a lidar com as diferenças, conhecer melhor a si mesmo, descobrir coisas novas e viver experiências que vão mudar a sua visão de mundo. Por isso, aproveite suas próximas férias e se aventure pelos cantos que serviram como locações desses longas!

E se gostou do post, já sabe: compartilhe-o nas redes sociais. Dessa maneira, você inspira seus amigos a embarcarem nessa mesma jornada para, juntos, conhecerem novos lugares!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-