8 coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro

6 minutos para ler

A capital carioca é o destino preferido de muitos turistas e engana-se quem pensa que é preciso um alto investimento para passear por lá — há diversas coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro e que vão tornar a sua viagem ainda mais especial.

Aproveitar as praias, sem dúvida, é a principal atividade gratuita que se pode fazer pela cidade, especialmente em dias de sol e calor. Mas ainda há locais com importância histórica, cultural e paisagens incríveis que valem a pena a conhecer.

Se você está planejando uma viagem para a região, não deixe de conferir este texto com dicas interessantes para incluir no roteiro. Continue a leitura e saiba mais!

1. Visitar a Escadaria Selarón

Você, provavelmente, já deve ter visto alguma foto de amigos na Escadaria Selarón. Esse é um ponto turístico famoso e está entre as coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro!

A escadaria liga o Largo da Lapa ao convento de Santa Teresa. A aparência com que é conhecida hoje surgiu na década de 90 por iniciativa do artista chileno Jorge Selarón que resolveu restaurar a escadaria próxima a sua casa.

O trabalho do artista, utilizando azulejos coloridos que formam diversos mosaicos, deixou a paisagem diferenciada e passou a atrair moradores e turistas. Além disso, o local já foi cenário de propagandas, clipes, editoriais de moda etc.

É comum haver inúmeros visitantes por lá e é preciso um pouco de paciência e criatividade para encontrar pontos menos concorridos e fazer os seus registros fotográficos, mas o esforço vale a pena, já que as fotos ficam ótimas!

2. Passear pelo bairro de Santa Teresa

Aproveite a viagem para conhecer o bairro de Santa Teresa, que é um dos pontos mais charmosos da cidade e ainda conta com programação cultural e bons bares e restaurantes. Contudo, é preciso se preparar para as ladeiras da região: vá com um sapato confortável e se hidrate durante o percurso.

O passeio de bondinho, que liga o bairro com a Lapa é um dos pontos altos e uma estratégia para facilitar o trajeto, mas a tarifa custa R$20 com a volta inclusa.

Se a ideia for fazer uma refeição por lá, entre as recomendações estão o Café do Alto, com cardápio nordestino, o Bar do Mineiro, para cervejas e petiscos, e o Restaurante Aprazível, com culinária brasileira e opções vegetarianas.

3. Aproveitar o dia no Parque Lage

O Parque Lage é outro local bastante famoso e é mais uma das coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro. Ele fica aos pés do Morro do Corcovado e conta com uma extensa área verde.

O parque tem uma grande importância e foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. Ele surgiu a partir de um engenho de açúcar, tem construções do século XIX e jardins que foram projetados em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale.

Além das construções históricas e das belas paisagens, o parque oferece área para crianças, bistrô e programação cultural com festas e eventos. Essa, sem dúvida, é uma ótima opção de passeio para fazer em família, casal ou com amigos durante a viagem de férias ou feriados.

4. Ver o pôr do sol no Arpoador

Uma das tradições de cariocas e turistas é apreciar o pôr do sol na pedra do Arpoador. A paisagem por lá é exuberante, e o melhor: você não precisa pagar nada por isso!

Entretanto, o espaço pode ser bastante concorrido, especialmente durante o verão e em épocas de alta temporada. Sendo assim, se você deseja um bom lugar para ver esse espetáculo da natureza, procure chegar cedo.

5. Ir até o Parque das Ruínas

O Centro Cultural Parque das Ruínas é mais uma dica de passeio na região de Santa Teresa. Ele foi inaugurado em 1997 e tem esse nome devido às características do local.

A construção original do século XIX passou por um longo período de abandono e sofreu uma grande deterioração. Contudo, na década de 90 a prefeitura investiu na revitalização do espaço com um projeto que integra as ruínas do antigo palacete, em estilo neocolonial, com estruturas modernas.

Atualmente, o Parque das Ruínas tem entrada gratuita, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h, tem salas de exposição, teatro, café, eventos musicais, entre outras atividades.

6. Fazer a Trilha da Pedra Bonita

A Pedra Bonita é um bom local para ver o Rio de Janeiro do alto. Para chegar até lá é preciso enfrentar uma caminhada de cerca de 30 minutos em um percurso um pouco íngreme, mas o esforço vale a pena já que a vista é incrível!

De lá você conseguirá observar a zona oeste, a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, entre outros pontos.

A trilha começa na Estrada das Canoas, no bairro de São Conrado. É possível ir de ônibus ou de carro, há um estacionamento próximo à entrada da trilha onde também fica a rampa de voo livre. Ao fazer o passeio não se esqueça de ir com um sapato confortável, levar água, boné e protetor solar.

7. Tirar fotos no Mural Etnias

O Mural Etnias do artista Eduardo Kobra fica na região portuária, que ganhou obras de revitalização para as Olimpíadas. A área conhecida como Boulevard Olímpico abriga a Praça Mauá, onde fica o Letreiro Rio Te Amo, o Museu do Amanhã, o AquaRio, entre outros atrativos.

Um das coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro nessa região é tirar fotos no Mural Etnias. Uma dica para os registros é ir pela manhã, quando o mural fica na direção do sol, na parte da tarde ele fica contra a luz.

O mural entrou para o Guiness Book como o maior painel desse estilo no mundo, são 15 metros de altura e 170 metros de extensão com imagens que retratam os primeiros habitantes de cada um dos continentes.

8. Passear pelo centro

Alguns turistas acabam deixando a área central de lado, mas ela conta com construções históricas e pontos interessantes como a Catedral Metropolitana de São Sebastião e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), ambos com entrada gratuita, além do Teatro Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes.

O CCBB é um bom lugar para fazer uma parada pela região e tomar um café. Ele tem exposições, teatro, cafeteria e livraria.

Com essa lista de coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro, sem dúvida, a sua viagem não será nem um pouco tediosa. Veja quais locais se encaixam melhor com o seu roteiro e com seu perfil e comece a programar os passeios!

Gostou das dicas? Sabe de mais alguma coisa legal para fazer de graça na cidade? Deixe as suas sugestões nos comentários!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-