9 sinais que você precisa de férias

6 minutos para ler

Desacelerar e descansar são práticas tão necessárias e bem-vindas quanto trabalhar, até porque sua produtividade é influenciada pela sua saúde e bem-estar. Às vezes porém, o corpo e a mente começam a dar sinais que você precisa de férias — que nem sempre são identificados.

Esses indícios podem ser consequência da simples rotina exaustiva ou aparecer após a finalização de um projeto importante. Mas, a pergunta é: você conseguiria identificá-los?

Selecionei alguns desses sinais para lhe ajudar a se aperceber melhor e programar seu próximo descanso. Boa leitura!

1. Seu sono não é mais o mesmo

Dormir bem é essencial. A ausência do sono pode causar danos cognitivos, afetar sua memória, enfraquecer seu sistema imunológico e até favorecer o aumento de peso. Pesquisas apontam que é preciso dormir, no mínimo, sete horas por noite. Você tem dormido bem?

O dia a dia corrido tende a dificultar não só o repouso, mas sua qualidade — e isso indica que é uma boa hora para tirar férias e regularizar seu sono.

2. Sua produtividade está caindo

O cansaço tende a nos deixar mais lentos e desatentos, o que acaba prejudicando o desempenho no trabalho e nos estudos. A concentração não é a mesma e a dedicação também diminui.

Como está seu rendimento no escritório? Tem conseguido se dedicar com o mesmo empenho em casa? Se a resposta coincidir, já sabe: algo não está bem.

3. Seus nervos estão à flor da pele

Seus colegas de trabalho e parentes próximos andam reclamando do seu mau humor? Você tem se notado cada vez mais impaciente com os outros e consigo? Esse comportamento pode ser fruto do estresse que, por sua vez, é consequência do cansaço.

Tirar férias é uma ótima solução, independente da época do ano — viajar e descansar traz um novo ânimo, revigora as energias e, geralmente, funciona como uma válvula de escape para os problemas. A intenção nem sempre é resolvê-los, mas permite que a gente analise por outras perspectivas.

4. Seus hábitos (alimentares ou não) mudaram

Lembra quando mencionei que uma noite mal dormida pode influenciar no seu peso? A fadiga e a sobrecarga da rotina têm o mesmo efeito, que pode vir das duas formas: emagrecendo ou engordando demais. Quando se está sem tempo, comer “na rua” pode virar um hábito e, frequentemente, as opções oferecidas não são saudáveis nem nutritivas.

O resultado contrário se dá quando, em vez de se alimentar mal e com pressa, você simplesmente não come. Essa atitude impacta na sua saúde, que impacta no seu bem-estar, que reflete na sua vida dentro e fora do trabalho. Será que não é hora de tirar um tempo para você e rever essa prática?

5. Sua vida social não existe mais

Aquele convite para ir à praia nem chega mais, porque, quando seus amigos o fazem, você rejeita ou não aparece. As reuniões familiares não contam mais com a sua presença. Ao invés de usar seu tempo livre para descansar e aproveitar, você está levando trabalho para casa e prolongando a jornada.

Esse tipo de atitude não afeta só você, mas a todas as pessoas próximas, que prezam pela sua atenção e companhia. Horas extras podem acontecer, é natural, mas não devem virar uma rotina e abalar sua vida pessoal.

6. Sua mente está falhando

Se você trabalha usando a criatividade ou sua rotina diária inclui atividades que exigem capacidade analítica e você está começando a falhar em processos que não falhava antes… Se sua memória anda lhe deixando na mão ou sua concentração — na verdade, a ausência dela— o tem levado a cometer erros simples, um alerta: isso pode ser exaustão.

Naturalmente, a mente precisa descansar — e não só na hora de dormir. Tirar férias pode ajudar nisso, oxigenar seu organismo e refrescar suas ideias.

7. Seu descanso nunca é suficiente

Sabe quando ainda é terça-feira, mas você já está suspirando, pensando nas 18h de sexta-feira? Ou ainda: quando o domingo vai chegando ao fim e você vai esmorecendo, só em lembrar que, no dia seguinte, tudo volta ao normal?

Torcer para a semana passar mais rápido e o fim de semana chegar logo não é incomum, mas se sempre é assim, um alerta: esse é um dos sinais que você precisa tirar férias (mas não vale se lamentar quando estiver chegando ao fim, hein?).

8. Seu trabalho se tornou um fardo

Além de não ser tão produtivo quanto antes, as atividades não lhe dão mais o mesmo prazer. Você faz, porque precisa fazer, ocasionalmente, comprometendo a qualidade e até o prazo do que foi solicitado.

Tornou-se um fardo acordar e ir para o trabalho diariamente, repetindo essa rotina cansativa. O cansaço que está prejudicando é o mesmo que está lhe pedindo para desacelerar e programar um momento de descanso.

9. Seu corpo não aguenta mais

Primeiro, a mente. Depois, o corpo. Às vezes, os dois sentem o peso do seu esgotamento — e isso pode aparecer por meio de uma enxaqueca, dor nas costas ou pior: crise de ansiedade, depressão, obesidade e vários outros males. Essas são algumas formas que seu organismo utiliza para lembrá-lo que não está tudo bem e que é preciso diminuir o ritmo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Flórida, em 2011, constatou que o excesso de trabalho está diretamente ligado a sintomas como esses, e isso se deve ao fato de que o dia a dia exaustivo dessas pessoas provocam a liberação de substâncias químicas que estimulam inflamações e aumentam a sensibilidade à dor.

Identificou-se com algum dos sinais que você precisa de férias ou todos eles descreveram como anda sua rotina nas últimas semanas? Se sua resposta foi afirmativa, isso é preocupante! Talvez tenha chegado o tempo de renovar seu passaporte e convidar os amigos para fazer aquela viagem em grupo ou colocar o calendário de consultas médicas em dia.

Lembre-se: cuidar de si é o que o mantém apto para desenvolver um bom trabalho (seja no emprego ou nos estudos) e, ainda, aproveitar o que a vida tem de melhor para oferecer. Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais tão bacanas quanto este!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

1 comentário em “9 sinais que você precisa de férias

Deixe uma resposta

-