Saiba como poupar (muito!) no aluguel de carro para viagem

6 minutos para ler

Há diversas formas de se locomover no destino — transporte público, carro de aplicativo, transfer, entre outros — mas optar pelo aluguel de carro na viagem facilitará o seu deslocamento e você poderá conhecer os atrativos com mais tranquilidade.

Contudo, muitos turistas ficam com dificuldades de incluir essa comodidade no orçamento. Afinal, além da diária do aluguel, será necessário considerar gastos com combustível e pedágio em alguns casos.

Se você deseja alugar um carro e precisa de dicas para economizar, continue a leitura e saiba agora como fazer isso!

 Vantagens do aluguel de carro na viagem

O aluguel de carro é positivo tanto em destinos mais distantes como para viagens curtas em cidades próximas. Veja abaixo algumas vantagens a se considerar ao planejar a viagem!

Veículo adequado para o destino

O aluguel do carro possibilita que você escolha um modelo mais adequado ao estilo da viagem. Se a ideia for pegar uma estrada de terra, por exemplo, um utilitário esportivo pode ser mais indicado. Assim, mesmo que o local seja próximo e você já tenha um automóvel, essa estratégia pode garantir a conservação do seu bem e aumentar o conforto durante o passeio.

Praticidade no deslocamento

Em viagens mais distantes a locação de um veículo será positiva para se locomover entre o aeroporto e o hotel e visitar os atrativos do destino com mais tranquilidade e conforto. Dessa forma, você não precisará depender de horários de transfer, ou ficar esperando por transporte público.

Outro fator que deve ser considerado é que algumas cidades apresentam pontos turísticos mais afastados, sendo necessário um veículo ou passeio com agências. Nessa situação, o aluguel de carro também será vantajoso para o deslocamento e ainda pode ser mais econômico dependendo da quantidade de viajantes.

Flexibilidade no roteiro

Outra vantagem é quanto a flexibilidade para montar o roteiro. Afinal, ter a comodidade de um carro permitirá definir os melhores horários e dias para o passeio.

Mais um ponto positivo é a possibilidade de pegar e devolver o automóvel em cidades diferentes, o que pode ser interessante para quem deseja percorrer uma parte do trajeto de avião e depois viajar de carro para conhecer diversos destinos. Há turistas que exploram o nordeste brasileiro sobre quatro rodas, iniciando o percurso em Salvador e indo até Fortaleza, por exemplo.

Dicas para poupar na hora da locação

Agora que você já entendeu as principais vantagens do aluguel de carro para viagem, vamos às dicas sobre como economizar nesse quesito. Confira abaixo!

Pesquise bastante

A primeira dica para garantir a economia é pesquisar. Há diversas locadoras no mercado e os valores das diárias e serviços oferecidos podem variar bastante. Sendo assim, analise as empresas que atendem o destino e veja qual oferece o melhor custo-benefício, considerando o modelo e qualidade do carro, acessórios, quilometragem, entre outros fatores.

Você pode fazer a pesquisa diretamente no site da locadora ou em plataformas que fazem o comparativo de preço, o que facilitará a cotação. Outra dica é ficar de olho na reputação e no atendimento da locadora para não ter imprevistos durante a contratação.

Faça a reserva com antecedência

Fazer a reserva com antecedência, e online, é outro passo para poupar no aluguel de carro. As locadoras costumam oferecer um desconto por reservas feitas no site — ou seja, fazer o trâmite apenas no destino pode aumentar os custos da viagem. Dessa forma, assim que definir a data e comprar as passagens já comece a pesquisar as opções para locação de veículo e realize a reserva assim que possível.

Escolha o modelo do carro com atenção

Outra dica para reduzir os custos da locação é analisar criteriosamente o estilo da viagem para selecionar a categoria do veículo mais adequada. Será essencial ter um porta-malas amplo? Câmbio automático? Um SUV? Esses e outros elementos fazem uma diferença significativa na tarifa, portanto, escolha com atenção.

Você não precisa se privar do conforto de ter um automóvel com ar condicionado e um porta-malas amplo, mas optar por um modelo sedan comum no lugar de um executivo, por exemplo, será bom para economizar na locação.

Analise as opções de quilometragem

Ao fazer a cotação para o aluguel de carro, o mais comum é encontrarmos tarifas com km livre. Entretanto, em alguns casos, pode haver a opção de km controlado — nessa modalidade o valor da diária é menor, mas há uma cobrança pela distância percorrida. Dê atenção aos detalhes do contrato para definir a opção mais vantajosa.

Viaje em grupo

Organizar a viagem de férias ou feriado com amigos também será interessante para o orçamento do passeio. Locar um carro e dividir os custos para quatro pessoas, provavelmente, será mais econômico do que os valores individuais com transfer, passagens etc. As locadoras oferecem modelos amplos e confortáveis, como as minivans, que podem atender bem as necessidades dos viajantes.

Contrate proteção para o veículo

Garantir a proteção do carro alugado será essencial para aumentar a tranquilidade durante a viagem e pode evitar custos extras. Caso haja algum imprevisto, os valores com sinistro e consertos podem ser altíssimos! Sendo assim, não deixe esse item de fora do contrato, combinado?

As empresas, geralmente, oferecem: cobertura completa, que inclui a proteção ao automóvel, ocupantes e terceiros; parcial, com proteção para o veículo em caso de colisões, furtos e pequenas avarias; ou de terceiros, relacionada à danos corporais em casos de acidentes. Observe os detalhes e veja qual é a mais adequada no seu caso.

Devolva o carro com o tanque cheio

Caso o veículo não esteja com o tanque cheio haverá uma cobrança por parte da locadora e, normalmente, o preço cobrado por litro é mais alto do que os valores em postos de combustível. Portanto, confira os detalhes do contrato e procure devolver o carro abastecido.

Optar pelo aluguel de carro para viagem tornará o passeio mais agradável. Contudo, é importante analisar bem o destino e pesquisar as opções de locadora para escolher o modelo de veículo adequado e garantir o melhor custo-benefício. Além disso, não se esqueça de avaliar a qualidade e a manutenção do carro, bem como a reputação da empresa, para evitar imprevistos durante o passeio.

E então, gostou das dicas para poupar no aluguel de carro? Conte nos comentários!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-