9 questões importantes para avaliar em um hotel antes da reserva

avaliar um hotel
6 minutos para ler

A escolha da hospedagem é uma etapa importante do planejamento e pode comprometer a sua viagem caso ela não seja feita corretamente, por isso, é essencial avaliar um hotel com atenção.

Antes de reservar um estabelecimento, analiso diversos detalhes para descobrir se ele oferece a infraestrutura e as comodidades que eu considero significativas em uma viagem, como uma cama confortável, bom sinal de Wi-Fi, localização, climatização, entre outros itens.

Contudo, sabemos que nem todos os turistas fazem isso, não é mesmo? Como a reserva, geralmente, é feita pela internet e há diversas opções de hotéis, muitas pessoas não dão atenção aos detalhes e as características da hospedagem.

Para não depender da sorte, correndo o risco de ter uma experiência negativa, pesquise bem e não deixe de analisar um hotel antes de reservá-lo. Separei abaixo alguns fatores que ajudam a garantir uma estadia positiva. Continue a leitura e saiba quais são eles!

1. Localização

A localização é um fator importante no momento de avaliar o hotel, entretanto, isso pode variar de acordo com o destino e o seu perfil de viagem. Eu sempre procuro dar preferência para uma hospedagem que fique próxima a restaurantes, lojas e aos principais pontos turísticos, ou que tenha fácil acesso aos meios de transporte, pois acredito que isso facilita a viagem, especialmente se ela for curta.

Por outro lado, quem busca tranquilidade, pode escolher um local mais afastado da área comercial, mas a dica é não deixar de analisar se há opções de transporte para se locomover pelo destino, bem como a segurança do bairro.

2. Infraestrutura

A infraestrutura é outro fator que precisa ser analisado com atenção. Tenha em mente quais itens você considera essenciais em uma hospedagem e confira se o local oferece isso. Se você pretende viajar de carro, ou alugar um no destino, é recomendado que a hospedagem tenha estacionamento.

Outros itens são elevador, se o local tiver muitos andares, boa climatização, piscina, academia, etc.

3. Opinião de outros hóspedes

Ver as fotos e informações no site são atitudes significativas, mas conhecer a opinião de outros hóspedes será ainda mais útil no momento de avaliar um hotel, já que isso representa experiências reais.

Sendo assim, verifique os depoimentos no site, nas redes sociais e em plataformas de avaliação e dicas de viagem para descobrir se a hospedagem escolhida é adequada. Considere a opinião de outros clientes em relação à limpeza, conforto, atendimento, café da manhã e outros aspectos.

4. Atendimento

Alguns hotéis apresentam boa localização e infraestrutura, mas deixam a desejar no quesito atendimento. A demora em responder um e-mail ou esclarecer uma dúvida ou, pior, presenciar um comportamento grosseiro da equipe do hotel pode tornar a experiência negativa.

Antes de fazer a reserva, não deixe de analisar a opinião de outros hóspedes sobre o atendimento da equipe. Além disso, se tiver alguma dúvida sobre localização, valores, possibilidade de levar seu pet, ou outros itens, procure esclarecê-las pelas redes sociais do hotel, telefone ou e-mail, e veja se os canais de comunicação são eficientes. Se você tiver dificuldades já nessa etapa talvez seja melhor considerar outro local para a estadia.

5. Custo-benefício

Ao avaliar um hotel, algumas pessoas consideram apenas o preço da diária. Entretanto, essa atitude pode resultar em uma experiência negativa, com um local mal localizado, desconfortável etc.

Sabemos que nem todas as pessoas conseguem pagar por um hotel 4 ou 5 estrelas, certo? Mas não é necessário ficar em um local renomado para ter uma boa experiência. Ao pesquisar bem é possível encontrar um hotel de qualidade e que esteja dentro do seu orçamento.

A minha dica é sempre calcular o custo-benefício, considerando não apenas o valor da diária, mas a localização, a infraestrutura, a limpeza, as comodidades, as avaliações de outros clientes, entre outros itens. Dessa forma, as chances de você escolher um estabelecimento ruim são menores.

6. Limpeza

Ninguém deseja chegar a um quarto de hotel e encontrar lixeiras cheias, poeira ou roupa de cama e toalhas manchadas, não é mesmo? A limpeza e a higiene são fatores essenciais em estabelecimentos que recebem muitos clientes, por isso, não deixe de conferir esse quesito.

Alguns sites de reservas e avaliação de hospedagem apresentam notas de outros clientes em relação à limpeza. Portanto, a minha dica é analisar isso antes de fazer a reserva.

7. Café da manhã

Se você, assim como eu, não abre mão de um bom café da manhã, é importante considerar esse fator no momento de avaliar o hotel.

A dica nesse caso é ver as fotos do site e das redes sociais do estabelecimento, bem como os comentários de outros hóspedes, para descobrir se o local oferece produtos de qualidade e itens diversificados.

8. Wi-Fi

Os principais momentos da viagem acontecem fora do hotel, quando você faz passeios, aprecia lindas paisagens etc. No entanto, é útil ter uma boa conexão para compartilhar fotos, conversar com amigos e familiares, ou mesmo pesquisar atividades para fazer pelo destino.

Hoje em dia, muitos hotéis oferecem Wi-Fi gratuito, mas há locais que cobram pelo uso ou apresentam um sinal ruim. Sendo assim, se você não consegue ficar desconectado, verifique esse ponto com atenção, pois algumas cidades também podem apresentar sinal fraco para a rede móvel.

9. Serviços extras

Por fim, a minha última dica é conferir os serviços oferecidos. Esse item depende bastante da duração da estadia e de seu perfil de viajante, mas contar com algumas comodidades pode melhorar a experiência durante as suas férias. Por isso, ao analisar o hotel, veja se ele organiza passeios, oferece aluguel de bicicleta, lavanderia, serviços de praia, se conta com bares e restaurantes, ou se oferece outros serviços.

Esses são os principais quesitos que você deve considerar no momento de avaliar um hotel. Outra dica para escolher um bom estabelecimento é fazer a reserva por um clube de hospedagem. Esse serviço conta com diversos hotéis conveniados que seguem altos padrões de qualidade para garantir uma estadia agradável aos clientes.

Gostou das dicas para avaliar um hotel? Quer receber outros conteúdos sobre viagem? Então, curta a nossa página no Facebook para não perder as próximas publicações!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-