Brasília a capital do país

7 minutos para ler

O melhor de Brasília: a joia rara do Planalto Central.

A capital de todos os brasileiros é um Patrimônio Cultural da Humanidade.

Explore Brasília a capital do país que é linda e planejada. Construída em pleno Planalto Central em tempo recorde, Brasília é não só linda e singular como também muito bem planejada. Foi a primeira e única cidade moderna no mundo a receber da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Um feito e tanto, considerando que a cidade tem apenas 60 anos de existência.

História

Apesar de muitas pessoas acharem que Brasília a capital do país é apenas administrativa, ao explorarmos a cidade, notamos que ela é interessante e cheia de história. A princípio, nascida de um sonho, possui vários pontos turísticos incríveis. Além de oferecer um leque de possibilidades que não só se limita apenas ao turismo cívico, mas também a roteiros de ecoturismo, turismo de aventura, misticismo, esoterismo e até ufologia.

Brasília Monumental

O projeto de urbanização criado por Lúcio Costa deixa claro as funções de cada espaço. Defini não só os setores de trabalho, mas também os de moradia, serviços e lazer, em harmonia com as largas avenidas arborizadas, lagos e jardins maravilhosos assinados pelo paisagista Roberto Burle Marx. Assim, impressionam também as edificações, pois atravessam o horizonte, marcos da arquitetura moderna, cheias de curvas e ângulos surpreendentes, traços do arquiteto Oscar Niemeyer.

Parque da Cidade

Primeiramente, no centro de Brasília, o Parque da Cidade é uma ótima opção de passeio. Atualmente ocupa uma área de 420 hectares e conta não só com lagos artificiais, parques infantis, ciclovia, pista de patinação e caminhada, mas também com churrasqueiras, pista de kart, mesas para piqueniques, centro hípico, academia livre, quadras poliesportivas, restaurante e quiosques.

Praça dos Três Poderes
Praça dos Três Poderes
Praça dos Três Poderes

A princípio o centro do poder fica na Praça dos Três Poderes. Lá estão tanto o Palácio do Planalto, quanto o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal cada um ocupando um lado do espaço. Dessa forma, por toda a praça, há esculturas interessantes como os icônicos Dois Candangos, A Justiça, em frente ao STF, o Pombal e a Pira da Pátria.

Espaço Lúcio Costa e Museu Histórico de Brasília

O Espaço Lúcio Costa conta com diversos croquis e uma grande maquete do Plano Piloto, cuja concepção e desenho foi do arquiteto e urbanista Niemeyer. Já o Museu Histórico de Brasília, também chamado Museu da Cidade, conta a história da mudança da capital para o interior. Por fim, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, que homenageia a liberdade, a democracia e os heróis e heroínas do país.

Esplanada dos Ministérios

Saindo da praça, tem início a Esplanada dos Ministérios. De um lado, o belo Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, que fascina por seus arcos, ressaltados pelo reflexo das luzes no espelho d’água que o circula. Do outro lado fica o Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, marcado pela geometria retangular, com meios-arcos que formam cascatas que por fim desaguam no espaço com plantas tropicais da Amazônia.

Catedral – Brasília a capital do país
Catedral de Brasília

Aproveite para tirar fotos maravilhosas no primeiro monumento da capital federal, a Catedral de Brasília. Em seu interior, pendem do teto Os Anjos, três esculturas suspensas por cabos de aço. As peças são de Alfredo Ceschiatti, que assina tanto Os Anjos quanto Os Evangelistas que são as quatro estátuas em bronze na entrada do prédio que representam Mateus, Marcos, Lucas e João. Bem ao lado estão o Museu e a Biblioteca Nacional que compõem o Conjunto Cultural da República.

Torre de TV e Estádio Mané Garrincha
Torre de TV - Brasília a capital do país
Torre de TV – Brasília a capital do país

A Torre de TV foi inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e TV. Além disso, é considerado um marco visual no Eixo Monumental. Não deixe de fazer uma visita ao mezanino e ao mirante, que oferecem uma vista panorâmica da cidade. Além disso, vale dar uma esticada até o outro lado rua para conhecer o Estádio Mané Garrincha, cuja visita é gratuita, mas precisa ser agendada.

Lago Paranoá

O Pontão do Lago Sul está localizado na Orla do Lago Paranoá e dessa forma é perfeito tanto para uma caminhada quanto para relaxar. Lá, os visitantes aproveitam os bares e restaurantes que não só oferecem uma vista privilegiada da água, mas também uma gastronomia de dar água na boca. Frequentemente aos finais de semana é possível embarcar em um passeio nos catamarãs com duração de 1h pelo lago. O percurso passa pela Concha Acústica, pela parte de trás do Palácio da Alvorada, Palácio do Jaburu – a residência oficial do vice-presidente – a Ermida Dom Bosco e a deslumbrante Ponte JK, entre outros pontos que garantem ótimas fotos.

Palácio da Alvorada

Construído em alvenaria, o então Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República. Planejado em um andar térreo, é uma referência aos casarões das fazendas do período colonial e dessa forma, o desenho das colunas do Alvorada se tornou um dos símbolos de Brasília. Seus traços se tornaram o emblema no brasão do Distrito Federal.

Lago Paranoá - Brasília a capital do país
Lago Paranoá – Brasília a capital do país

Quando ir

Desde já, para que se aproveite tudo o que Brasília a capital do país tem a oferecer, o ideal é que se visite no período de abril a junho. Durante esses meses, as chuvas são bem espaçadas pois os dias são agradáveis e a umidade relativa do ar ainda é alta. Depois disso, a umidade começa a baixar e pode incomodar. Porém, neste período, as condições meteorológicas fazem que o azul do céu se tinja com tons de rosa, lilás, amarelo e laranja, proporcionando um pôr-do-sol espetacular.

Onde se realizar sua hospedagem?

B Hotel – Brasília a capital do país

Logo ao lado do Mané Garrincha, o charmoso B Hotel segue os traços arquitetônicos da cidade, afinal de contas, foi projetado pelo arquiteto Isay Weindfeld. Com isso, o prédio é moderno e traz uma homenagem à Brasília, com os pilotis e vãos abertos no restaurante. A cobertura tem uma inusitada piscina amarela, os tradicionais cobogós e um espaço eventos sendo assim bastante procurado pelos brasilienses que querem diversão. O local abre para o público externo a partir das 17h, mas é preciso realizar sua reserva com antecedência.

Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília a capital do país

Outra opção de hospedagem muito procurada pelos turistas e até moradores da capital é o imponente Royal Tulip Brasília Alvorada. Vizinho do Lago Paranoá, o hotel cinco estrelas têm arquitetura de ponta, piscina aquecida com vista para o lago, restaurantes, academia, quadras poliesportivas e muito mais.


Para turistas ou moradores, Brasília a capital do país, é uma das melhores opções de passeio. Que tal, então, conhecer melhor a capital do nosso país?

Quer conhecer alguns de nossos e-books para planejar sua viagem com mais segurança? Aproveite então e clique aqui.

Precisa de dicas de viagem como por exemplo, dúvidas sobre vistos, aluguel de carros, seguro viagem entre outros assuntos? Leia mais aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.