Carnaval em Belo Horizonte: curta a folia em terras mineiras!

6 minutos para ler

O Carnaval no Brasil é muito mais do que Salvador, Olinda e Rio de Janeiro. Há muitas cidades que antigamente não tinham a cultura carnavalesca predominante, mas que começaram a embarcar na folia e agora passam a entrar no roteiro de turistas que querem se divertir. É o caso do carnaval em Belo Horizonte, capital mineira.

Fique comigo até o fim e descubra como anda o carnaval em Belo Horizonte. Veja ainda várias sugestões de como aproveitar ao máximo a folia! Confira!

Carnaval de Belo Horizonte: uma festa plural e que só cresce

Em 2019, a cidade recebeu 4,3 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura. O número representa um crescimento de 13%. Mas afinal, o que esperar da festa na capital mineira? Muita folia. Durante o carnaval, a cidade fecha diversas ruas para que os foliões possam se divertir nos blocos.

Inclusive, a BH, para os mais íntimos, proporciona blocos para todos os gostos e estilos. Somente este ano, 410 blocos realizaram 447 desfiles. Entre os blocos que mais se destacam estão:

Então, brilha!

Com o tema “gente é para brilhar”, o bloco é um dos grandes destaques do carnaval de BH. Ele foi criado em 2010, suas cores rosa e dourado já são reconhecidas pelos mineiros como símbolo de música boa e diversão. Por meio do trabalho de 200 batuqueiros, esse bloco foi essencial para o ressurgimento do carnaval nas ruas da cidade.

Beiço do Wando

Com uma bateria de 350 pessoas, o Beiço do Wando vai fundo em memórias afetivas de músicas bregas. O bloco conta com 7 naipes na bateria, entre eles surdo de variação, rocar, tamborim, agogô, caixa e repique. Durante a festa, os foliões são contemplados com músicas que marcaram gerações, por exemplo, Reginaldo Rossi, Gretchen, Magníficos, Sidney Magal e Chitãozinho e Xororó.

Baianas Ozadas

Criado em 2012, o bloco é um dos mais famosos da cidade e sua fama ocorre, pois ele apresenta elementos no carnaval baiano. Em seu desfile, por exemplo, é comum ver pessoas usando turbantes e roupas brancas. Seu ritmo contagiante e sua alegria já levou, segundo os organizadores, 500 mil pessoas para as ruas. Haja espaço para tanta alegria, não é mesmo?

Onde se hospedar para curtir a folia

Agora que você já sabe que o carnaval de Belo Horizonte tem brilho, música boa e muita alegria — ou seja, que não deixa a desejar para quem realmente quer aproveitar a festa — está interessado em cair na folia na cidade?

Saiba que é uma ótima escolha. Garanto que você vai se surpreender tanto com a festa dos mineiros, quanto com as lindas ruas arborizadas e com os atrativos turísticos de BH. Bom, sabendo disso, é comum ter dúvida sobre hospedagem em BH.

Indico as regiões — tanto pela segurança quanto pela fácil localização — Centro-Sul e Savassi. Inclusive, são nessas regiões que o carnaval de BH, de fato, acontece. São nas ruas do centro e da Savassi que os melhores blocos fazem seu desfile.

Sendo assim, são os melhores lugares para se hospedar. Além disso, as regiões contam com boas opções de hospedagem que podem ser reservadas com economia por meio do Clube da Hospedagem. Não sabe do que se trata? Tudo bem, eu explico.

Como o próprio nome já indica, o clube reúne diversas hospedagens que se destacam pela qualidade, segurança e bom custo-benefício. Desta forma, os viajantes que se juntam ao clube pagam uma taxa mensal e conseguem adquirir estadias nas hospedagens que também fazem parte do clube.

Em Belo Horizonte, por exemplo, algumas das opções de hotéis que fazem parte do clube são:

Radisson Blu Belo Horizonte Savassi

Localizado a apenas cinco minutos de carro do centro da cidade, o hotel é uma excelente opção para quem quer curtir o carnaval da cidade e se acomodar em uma hospedagem de qualidade e próxima de tudo. Limpeza, conforto e organização são alguns dos pilares do hotel.

Holiday Inn Belo Horizonte Savassi

Outra excelente opção é o Holiday Inn Belo Horizonte que está localizado na Savassi. Para quem quer curtir o carnaval é uma ótima opção, pois além de curtir a folia é possível conhecer os principais pontos turísticos, como Parque das Mangabeiras, Circuito de Museus da Praça da Liberdade e Parque Municipal.

Ouro Minas Palace Hotel

Quem busca por uma hospedagem completa pode contar com o Ouro Minas Palace Hotel. Um hotel cinco estrelas reconhecido pelo conforto e excelente atendimento. Oferece diversas comodidades, como piscina ao ar livre, sauna, centro de bem-estar, academia, sala de jogos e muito mais.

Opções de passeio na capital mineira

Saiba que não é só de carnaval que vive BH. A cidade ainda tem um excelente potencial turístico que pode ser descoberto durante as festas. Por lá, você vai poder aproveitar seus dias para conhecer alguns pontos e apreciar o melhor turismo em Minas Gerais. Veja alguns exemplos:

Mercado Central

O lugar reúne excelentes opções para quem deseja apreciar a comida tipicamente mineira. Localizado no centro da cidade, o mercado existe há nove décadas e, além das comidas, também se destaca pela oferta diversificada de artesanatos.

Parque das Mangabeiras

Patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque foi projetado por Roberto Burle Marx e apresenta uma área de 2,4 milhões de m². Além disso, conta com diversas nascentes do Córrego da Serra que integram a Bacia do Rio São Francisco. É o lugar ideal para entrar em contato com natureza, passear e descansar.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Arquitetado por Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, o bairro foi desenvolvido para ser o mais belo do Brasil.

Se o objetivo foi concluído ou não, cabe você tirar sua conclusão. Durante a visita vale a pena colocar no roteiro alguns pontos, como Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha (Map), Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek.

Por fim, você pode ter percebido que curtir o carnaval de Belo Horizonte pode proporcionar muito mais que festas, certo? O que acha de começar a programar sua viagem?

Minha recomendação é que você comece pela hospedagem, pois em alta temporada, como o carnaval, é preciso reservar com antecedência. Leia este artigo e entenda como um Clube da Hospedagem permitirá uma boa economia, conforto e qualidade para a sua viagem!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-