Conheça as Categorias de Hospedagem

5 minutos para ler

Hotel, pousada, resort, hotel fazenda, hotel histórico e apart hotel

Categorias de hospedagem: conheça os diferentes tipos de hotéis e seus benefícios.

Você conhece as categorias de hospedagem? Então conheça os tipos de hotéis para planejar com tranquilidade conforto sua próxima viagem com a gente.

Ao fazer parte da Montreal Viagens, você não só garante uma economia de até 60% em relação às tarifas dos hotéis e outras plataformas de agendamento, mas também tem a possibilidade de selecionar a melhor opção de hospedagem entre as disponíveis em nossa qualificada rede de parceiros. E como escolher o que melhor se encaixa no seu perfil e no objetivo da sua viagem?

Seja hotel, pousada, resort, hotel fazenda, hotel histórico ou apart hotel, cada um tem suas características próprias, que variam de acordo com o tipo de acomodação e serviços oferecidos. Conhecer as peculiaridades de cada um deles é o primeiro passo para ajudar na decisão.

Hotel

Oferece serviço de recepção, alojamentos temporários e individuais de uso exclusivo dos hóspedes. A cobrança é diária e o serviço de alimentação é opcional. A classificação vai de uma a cinco estrelas, sendo definidas pelas comodidades que oferece.

Conheça as Categorias de Hospedagem

Pousada

Mais intimista, esses alojamentos, em geral, têm no máximo 30 unidades e oferecem serviços de recepção e alimentação. Construído em prédio único com até três andares, pode contar com chalés e bangalôs. Também varia de classificação: entre uma e cinco estrelas, de acordo com serviços, comodidades e atividades de lazer.

Conheça as Categorias de Hospedagem

Resort

Este tipo de hospedagem oferece mais mordomias e infraestrutura de lazer e entretenimento. Além de possuírem espaços dedicados a tratamentos estéticos, recreação e área de convivência com a natureza. As categorias variam entre quatro e cinco estrelas, que são definidos de acordo com os serviços e comodidades. Os resorts ainda podem ser all inclusive, modalidade em que o hóspede tem passe livre para desfrutar de todas as comodidades – incluindo refeições – sem tarifas adicionais.

Conheça as Categorias de Hospedagem

 Hotel Fazenda

Hospedagem em ambiente rural, cujo foco é a exploração agropecuária. Sendo assim, além de animais de criação, também oferece atividades ao ar livre, como pescaria, passeios a cavalo e trilhas, o que proporciona uma vivência única do campo. Os quartos são aconchegantes e os restaurantes oferecem refeições caseiras, geralmente preparadas em fogão a lenha. A classificação é bem abrangente, podendo ficar entre uma e cinco estrelas.

Hotel Fazenda

Hotel Histórico

Perfeito para quem gosta de viajar no tempo. Normalmente é uma construção histórica, preservada em sua forma original ou restaurada, o que por si só já é uma atração. Seja pela arquitetura ou porque tenha sido palco de fatos histórico-culturais, guarda em suas paredes a energia de um ambiente repleto de tradições e que, muitas vezes, foi frequentado por personalidades importantes. Pode receber de três a cinco estrelas.

Categoria de Hospedagem
Vila Galé Rio de Janeiro

Flat/Apart-Hotel

Esta é a opção mais procurada para viagens longas, pois preserva muitas características que remetem ao aconchego do lar, com o conforto de um hotel.  É formado por unidades habitacionais com dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada exclusiva. Possui serviços de recepção, limpeza e arrumação e pode ser classificado com três, quatro ou cinco estrelas.

Apart Hotel

Agora que você já sabe a diferença, é só escolher a mais adequada para a sua viagem e aproveitar!


Informações Interessantes para saber sobre as categorias de hospedagem

A classificação da hospedagem fica a cargo do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro. Para ter a classificação é necessária a averiguação de um profissional do Inmetro. Ele quem estabelece a quantidade de estrelas de acordo com uma avaliação rigorosa. A solicitação da visita é voluntária, porém um estabelecimento certificado é garantia de qualidade.

Sobre o número de estrelas, veja o que configura as categorias de hospedagem:

O número de estrelas, entre uma e cinco, depende das condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.

  • Uma estrela, significa que a hospedagem deve possuir recepção aberta durante 12h. Deverá atender 24h por telefone. Também deve contar com serviços de café da manhã, cofre e ainda apresentar medidas para redução de consumo de energia elétrica e água.
  • Para conseguir a segunda estrela, o estabelecimento deve possuir sala de estar com televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito.
  • Para garantir o certificado de três estrelas é necessário climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos, acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos, lavanderia, recepção aberta por 18h, estacionamento e restaurante.
  • Um quatro estrelas exige recepção aberta 24h e facilidades como manobristas, bar e restaurante. Ainda dispõe um mínimo de três serviços especiais, como salão de beleza, farmácia e serviço de babá, por exemplo. Nos quartos, frigobar e mesa de trabalho.
  • A quinta estrela atende a todos os requisitos acima, mais disponibilidade de roupões e chinelos em todos os quartos, salão de eventos e serviço de atendimento exclusivo. Além disso, precisa oferecer seis serviços “especiais”, como restaurante com comidas vegetarianas e com capacidade de atender a dietas específicas dos hóspedes.

Para mais informações, saiba aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.