Qual a diferença entre as classes de avião? Aprenda sobre elas aqui!

6 minutos para ler

Em quais classes do avião você já viajou ou gostaria de viajar um dia? Afinal, quem está sempre embarcando e desembarcando em aeroportos, certamente, já experimentou ou, pelo menos, já deu uma olhadinha em outras partes das aeronaves que são dedicadas a classes superiores, com muito mais serviços e conforto.

No entanto, apesar de quase todo mundo saber que existem essas diferentes classes do avião, será que você sabe, realmente, diferenciar cada uma delas? Pensando nisso, como bom especialista de viagens que sou, resolvi preparar este post, exclusivamente, para mostrar tudo a você com o máximo de detalhes.

Sendo assim, afivele os cintos que vamos começar!

Conheça as diferenças entre as classes do avião

Quem está acostumado a viajar dentro do Brasil, provavelmente, já notou que não há muitas diferenças ou separações dentro das aeronaves. No máximo, é possível encontrar taxas um pouco mais altas para lugares um pouco mais espaçosos.

De fato, os voos domésticos não contam com separações de classes! No entanto, quando se trata de uma viagem internacional, incluindo para outros países da América do Sul, a coisa já muda e, atrás de cada cortina ou porta, os serviços e espaços podem variar muito da classe econômica.

A seguir, separei as principais características das classes do avião para você conhecer e saber mais sobre as diferenças. Confira aí!

Classe econômica

Essa é a classe que ocupa a maior parte do avião e, geralmente, é mais procurada por quem pretende decolar para algum destino internacional. Apesar de ser um pouco mais apertadinha, em geral, os preços costumam ser sempre os mais baixos.

De uma forma geral, as companhias costumam anunciar o mesmo preço inicial para todos os lugares da classe econômica, variando apenas algumas taxas, como a flexibilidade de remarcação. Depois, quanto mais próximo à data do voo, os valores também podem mudar.

A classe econômica também é caracterizada por um grande número de assentos, quase que colados uns aos outros — para se ter uma ideia, a largura disponível costuma ser entre 43 a 84 cm para as poltronas e de 71 a 83 cm para as pernas.

Classe executiva

Certamente você já ouviu falar na executiva, mas tem muita gente que confunde essa com a primeira classe. Fique atento a algumas diferenças!

Para definir melhor o que é cada uma, podemos dizer que a executiva, ou “business class” é um upgrade da classe econômica, mais ainda “perde” em alguns quesitos para a primeira classe.

Por aqui, na executiva, os espaços são um pouco mais amplos e, em alguns casos, bebidas e refeições também ganham um “up”. Para se ter uma ideia e poder comparar com o tópico anterior, nesta classe, a largura das poltronas, normalmente, chega a 86 cm, ou seja, até duas vezes maior que a econômica.

Já o espaço para as pernas, nem se compara. São, em média, 220 cm — dá pra se esticar legal, né?! Fora isso, as poltronas são mais flexíveis e, em alguns modelos de avião, chegam a deitar por completo. Perfeito para quem gosta de dormir e só acordar durante o pouso!

Primeira classe

Agora o negócio fica sério de verdade! A primeira classe é o sonho de consumo de muitos viajantes e, mesmo que você ainda não tenha tido a oportunidade de viajar nesse luxo todo, já dá pra imaginar um pouco só de ver filmes e séries que sempre mostram alguns trechinhos dessa mordomia nas altitudes.

Isso mesmo, se você acha que a classe executiva já oferecia bastante, então, se prepare para a primeira classe. Bom, para tentar descrever as diferenças para você, podemos dizer que esta classe conta com verdadeiros “quartos de hotel“. Exatamente assim!

Em alguns aviões, como é o caso do A380 da Emirates, os espaços são exclusivos e privativos, com direito a poltronas que se transformam em uma cama perfeita e com tudo o que você pode imaginar de serviço e até mimos, como pijamas, chinelinhos acolchoados etc.

Chic, né?

Veja alguns destaques das classes do avião

Já deu pra notar as diferenças de perfil das classes do avião, não é mesmo? No entanto, para conhecer mais um pouco do que espera você após embarcar na aeronave, nós destacamos alguns fatores bem legais de cada um desses espaços do avião. Bora conferir?

Serviços na classe econômica

Na parte maior do avião, em que as pessoas compartilham o espaço, os serviços são iguais para todos. Em geral, dependendo da companhia, do modelo do avião e do trajeto, isso pode incluir café da manhã, almoço e jantar, além claro, de acessórios como fones, cobertores, travesseiros e TV com filmes e jogos para entreter durante a viagem.

No entanto, em alguns casos, especialmente em trajetos menores ou empresas “low cost”, é possível que os serviços sejam reduzidos e a parte do entretenimento fique de fora. Aí, o jeito é levar um bom livro ou se ocupar com outras coisas!

Alimentação nas classes executiva e primeira classe

Bom, lá em cima, já contamos um pouco dos serviços — e mimos — que as companhias oferecem nessas duas classes superiores. No entanto, uma coisa que muita gente tem curiosidade é em relação ao que é servido nesses espaços. Então, vamos lá!

Enquanto na classe econômica, o passageiro não tem muito mais do que duas opções de refeição para escolher, nas superiores, é comum até encontrar menus. E olha que alguns são bem completos e variados. Em relação as bebidas, também dá pra decidir até o tipo de vinho, por exemplo.

Para fechar com chave de ouro, em algumas companhias e trajetos, o passageiro pode ser recebido com champagne na primeira classe. É muito luxo, concorda?

Enfim, essas foram as minhas dicas sobre as diferenças entre as classes do avião! Se ficou com vontade de experimentar os serviços da executiva e da primeira classe pela primeira vez, é bom ficar de olho em promoções das companhias e de sites de busca de passagens, pois, às vezes, podem pintar preços legais. Se não, o jeito é buscar alternativas de economizar em outros aspectos na viagem e investir nessas classes.

Curtiu? Então, compartilhe o post agora mesmo em suas redes e já marque aqueles velhos companheiros de viagem. Quem sabe, assim, alguém não topa uma próxima aventura?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-