Como tirar boas fotos em viagem: aprenda a bombar seu Instagram!

6 minutos para ler

“Como posso fazer boas fotos em viagens?” — essa é uma dúvida que muita gente compartilha. Isso porque essas imagens, além de servirem como eternas recordações, têm um destino certo: o Instagram! Portanto, é preciso caprichar na hora de fotografar para ter material suficiente para bombar na rede e conseguir vários likes e elogios!

Pensando nisso, reuni algumas dicas (tanto para o momento do clique quanto para o período de edição) que vão ser de grande ajuda para quem tem esse objetivo. Acompanhe o post até o fim e veja como melhorar a qualidade das suas fotos!

Porque tirar boas fotos em viagens

Para quem vive conectado e é usuário assíduo do Instagram, ter fotos bonitas, em boa resolução e com uma composição diferenciada é muito importante. Afinal de contas, são justamente elas que deixam o seu perfil mais atrativo, interessante e até mesmo inspirador.

Com isso, você recebe mais curtidas, comentários e, inclusive, seguidores — que passam a acompanhar as suas viagens. Porém, essas imagens vão além disso.

Elas são um registro das experiências que você teve, das pessoas que conheceu, das atrações que viu de perto, dos locais pelos quais passou, das comidas que provou e por aí vai. É por isso que sempre fotografamos cada nova cidade visitada, pois as fotos nos ajudam a recordar cada momento, especialmente quando bate aquela nostalgia gostosa.

Dicas de como tirar boas fotos para postar no Instagram

Agora que já falei sobre o porque de tirar boas fotos em viagens, que tal conferir algumas dicas para fotografar com um olhar mais atento e ter registros visualmente bonitos, cheios de vida e histórias para contar? Abaixo, estão listados macetes simples e práticos que vão ajudá-lo nessa tarefa. Confira quais são eles!

Procure um cenário interessante

A primeira dica é procurar um cenário interessante, capaz de chamar a atenção de qualquer um por conta das belezas naturais, dos monumentos históricos, dos objetos de arte, da arquitetura das casas e edifícios ou da decoração de ambientes internos, por exemplo.

Tenha em mente que esses detalhes vão enriquecer a sua imagem e passar para os seus seguidores ou as pessoas que visitam o seu perfil no Instagram um pouco do que você vivenciou.

Use a iluminação ao seu favor

Um ponto importante que não pode faltar é o cuidado quanto à iluminação da imagem. Seja em locais fechados, seja em locais ao ar livre, evite fotografar contra a luz (especialmente se for a do sol!).

Isso porque o excesso de claridade fará com que a foto fique estourada e não dê para ver você ou o cenário escolhido.

O ideal é fazer justamente o oposto: fotografar a favor da luz. Dessa maneira, ela funcionará como um flash natural, garantindo que o registro tenha detalhes mais precisos, nitidez e cores mais vivas.

Leve em conta o alinhamento

Ao fotografar, a grande maioria das pessoas esquece de algo essencial: o alinhamento. Isto é, a simetria dos elementos na composição da imagem. Vou dar um exemplo do que estou falando: pegue o seu celular, abra o Instagram e vá no ícone “explorar”.

Nele, pesquise por imagens na praia. Você verá que há várias fotografias de pessoas com o mar de fundo no qual a linha do horizonte está torta, fazendo com que ele fique irregular.

Esse detalhe, por mais pequeno que pareça, é capaz de comprometer toda a foto, pois passa a impressão de amadorismo e desinteresse em caprichar no registro. Por isso, esteja atento a essa questão e conte com um tripé para facilitar o alinhamento do que aparecerá no fundo das suas imagens.

Descubra as poses e os ângulos que lhe favorecem

Além do que já disse, descubra quais são as poses e os ângulos do seu rosto que mais lhe favorecem quando você aparece nas fotos. Para isso, há duas estratégias simples.

A primeira, é checar as imagens já publicadas no seu perfil e que basta bater o olho para reconhecer o quanto você está fotogênico nelas. A segunda é praticar com frequência tanto selfies no celular quanto fotografias com temporizador em câmeras para identificá-las e, posteriormente, só reproduzi-las durante as suas viagens.

Conheça os recursos que a sua câmera oferece

Por último, mas não menos importante, se familiarize com os recursos que a sua câmera ou o seu smartphone oferece. Afinal, de nada adianta ter um bom equipamento e não saber usá-lo ou aproveitá-lo ao máximo, não é mesmo?

Câmeras semiprofissionais ou profissionais, por exemplo, contam com diferentes modos fotográficos que lhe permitem registrar com mais precisão paisagens, grandes planos, retratos individuais, pessoas em movimento, locais com baixa iluminação etc.

Por outro lado, se você é do tipo que prefere apenas o celular nas viagens, sem problemas. Basta lembrar que aparelhos mais recentes têm ótima resolução, uma melhor estabilidade óptica, zoom mais potente, modos de retrato que desfocam o fundo da imagem e muito mais. Por isso, trate de conhecer as funções que seu smartphone tem!

Obtendo as melhores fotos com a edição certa

Cá entre nós: mesmo com uma fotografia de qualidade, sempre queremos dar uma editada aqui, outra acolá para corrigir alguma imperfeição — por menor que ela seja — e deixá-la impecável, não é mesmo?

Por isso, separei este último tópico para sugerir alguns programas e aplicativos que você pode usar com esse objetivo.

Para celular, há o Vsco e o Lightroom, dois aplicativos gratuitos que ajustam exposição, contraste, tom de pele, sombras, realces, balanço de cores e nitidez da imagem.

Já para o computador há o clássico Photoshop, que não só faz tudo isso que já falamos, como também é capaz de alterar detalhes do corpo (pele, cabelos, dentes, olhos etc.), fazer montagens, apagar pessoas, animais, objetos da foto etc.

Como mostrado, tirar boas fotos em viagens não é algo exclusivo para quem entende tudo sobre o universo da fotografia. Ao contrário, com um pouco de conhecimento sobre iluminação, cenário, alinhamento, composição e recursos da câmera é possível obter imagens bem produzidas que deixem o seu Instagram visualmente caprichado e o melhor de tudo: sirvam sempre para lembrar você dos lugares que visitou e o marcaram!

Gostou do post? Então confira agora mais sugestões de como produzir a foto perfeita que selecionei exclusivamente para você!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-