Encantadoras: cidades históricas do Brasil para por no roteiro

6 minutos para ler

Que o nosso país é privilegiado com belas paisagens e verdadeiros recantos culturais, ninguém duvida mais! Porém, quem está querendo planejar uma viagem inesquecível e conhecer um pouco mais da história de nosso povo, não pode deixar de incluir no roteiro algumas das mais belas cidades históricas do Brasil.

Pensando justamente nisso, resolvi preparar este post completo com sugestões imperdíveis sobre esses destinos encantadores e fascinantes, além claro, de deixar algumas dicas importantes na hora de se planejar. E aí? Preparado para a próxima aventura? Então, continue a leitura e surpreenda-se!

Afinal, por que incluir as cidades históricas do Brasil em seu roteiro?

Não importa se você está em busca de praias ou cachoeiras em seu roteiro de viagem, sempre haverá uma cidadezinha histórica linda e interessante no caminho para conhecer! Mas muito além disso, incluir essas antigas vilas em seu trajeto é uma oportunidade única de desbravar a história de nosso povo e desse imenso território repleto de curiosidades, tradições e de passagens importantes de muitos personagens.

Vivenciar esses momentos in loco nos proporciona uma verdadeira viagem no tempo e absorvemos informações e culturas que nem na escola aprendemos. Por fim, além da questão cultural e da beleza das paisagens, as cidades históricas do Brasil têm aquele charme especial e, quase sempre, uma infraestrutura turística perfeita para receber os visitantes. Portanto, tem motivo de sobra para montar o seu roteiro por esses cantinhos mágicos do nosso país!

Quais as cidades históricas do Brasil realmente imperdíveis?

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, o que não faltam são destinos históricos para explorar nesse imenso território que, um dia, já pertenceu ao reino de Portugal e, depois, abriu as portas a dezenas de colônias estrangeiras que trouxeram costumes, culturas e uma arquitetura de dar orgulho a todos os brasileiros. Vamos conhecer algumas delas?

Paraty

A primeira de nossa lista de cidades históricas do Brasil é a fascinante Paraty que, merecidamente, ganhou agora o título de patrimônio da Unesco. A simpática vila de ruas de pedras e casinhas brancas se manteve em pé durante os últimos séculos e, hoje, é um dos destinos mais buscados por brasileiros e estrangeiros.

Além de seus mistérios que envolvem desde a influência da maçonaria, até a possível invasão de piratas no passado, Paraty ainda ostenta uma beleza natural sem igual, com diversas praias de águas esverdeadas, uma mata atlântica de tirar o fôlego, ilhas paradisíacas e cachoeiras, praticamente, intocadas.

Para finalizar, a gastronomia local e os diversos festivais de cultura são outros atrativos imperdíveis desse tesouro histórico brasileiro.

Tiradentes

Uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, a simpática Tiradentes já foi um dos maiores polos de extração de minérios valiosos durante a exploração portuguesa, além de palco de diversos fatos da história de Minas Gerais. Suas ruas, algumas em ladeiras, são repletas de casarões do século XVIII, igrejas monumentais e simpáticas praças que, hoje, abrigam animados bares e deliciosos restaurantes para quem visita a região.

Além disso, a produção da cachaça artesanal e do velho e bom queijo mineiro completam o roteiro —saboroso — que a cidade propõe a oferecer.

Petrópolis

A cidade imperial é outra opção maravilhosa para o seu roteiro. Localizada nas montanhas do estado do Rio, Petrópolis tem uma participação importante na história do Brasil, principalmente, por abrigar, até hoje, herdeiros da família real brasileira e outros personagens interessantes. Entre os atrativos, se destacam o museu imperial, a Casa de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Palácio Quitandinha.

Para os amantes da natureza e do ecoturismo, vale explorar também o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, suas trilhas, vistas e cachoeiras. Além disso, a cidade é velha conhecida pela influência de colonos europeus, especialmente os alemães. Com isso, não é difícil encontrar bares e restaurantes especializados e, até mesmo, grandes festivais tradicionais.

Por fim, a rede hoteleira de Petrópolis é completíssima e de alta qualidade para você e sua família aproveitarem ao máximo!

Olinda

Partindo para o Nordeste, Olinda, sem dúvidas, representa muito bem a região em nossa lista de cidades históricas do Brasil. Conhecida pelas suas cores, ladeiras e igrejas, a “capital do frevo” é famosa também pelo carnaval agitado e pela forte presença cultural de grupos musicais e artísticos.

Prova disso é que, em cada esquina, ouve-se batucadas, vê-se fantasias e os enormes bonecos coloridos, aguardando o próximo desfile.

Ao visitá-la, não deixe de experimentar os sabores do Largo da Sé, com as barraquinhas tradicionais, de se encantar com os detalhes do Convento de São Francisco e de se surpreender pela beleza da Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda. Esses são apenas alguns dos encantos das muitas ruas e ladeiras do destino pernambucano!

Salvador

Quem vai a Salvador não tem como não conhecer o Pelô! Afinal, a maior cidade do Nordeste conta com um centro histórico de muita energia e curiosidade, que encantam qualquer turista. O Pelourinho é o que há de mais rico e influente na cultura negra de todo o país, misturada às tradições e arquitetura lusitana.

Por lá, embale-se com os ritmos do Olodum, delicie-se com forte sabor do acarajé, encante-se com as suas 365 igrejas e perca-se na magia das coloridas e pequenas ruas do centro histórico baiano.

Como organizar seu roteiro de viagem pelas cidades históricas do Brasil?

Bom, como de costume, também separei algumas dicas importantes para você se planejar e organizar seu roteiro perfeito pelo Brasil. Então, confira o checklist a seguir!

  • pesquise e estude os roteiros com antecedência;
  • procure por um bom seguro viagem;
  • economize nas passagens, pesquisando em portais de busca (Skyscanner, Max Milhas etc.);
  • reserve seu hotel com antecedências (se participar de um Clube de Hospedagem, melhor ainda);
  • arrume a mala apenas com o necessário;
  • planeje bem os passeios e roteiros;
  • estude um pouco sobre a história e as curiosidades dos atrativos;
  • não esqueça do protetor solar, da garrafinha d´água e de uma mochila pequena para bater perna;
  • tenha espaço suficiente no cartão de memória.

Enfim, essas foram as minhas dicas de cidades históricas do Brasil e, sem dúvidas, há muitas outras espalhadas nesse imenso território! Por isso, não espere mais tempo e explore o que há de mais rico e belo em nosso país! Ah, e não esqueça de conferir o checklist acima antes de embarcar, hein?

Curtiu? Já conhece algumas dessas cidades históricas ou ficou faltando algum outro destino incrível em nossa lista? Então, participe e deixe suas dicas e sugestões nos comentários abaixo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-