7 destinos para viajar no feriado de Corpus Christi

feriado de corpus christi
7 minutos para ler

O dia 20 de junho já está quase aí e, cá entre nós, não dá para passar 4 dias de folga preso em casa, não é mesmo? O feriado de Corpus Christi, sem dúvidas, é um dos feriadões mais esperados do ano pelo brasileiro, não somente pela sua longa duração, mas também pelos eventos que as cidades costumam promover, pelo friozinho convidativo na maior parte do país e, é claro, pela oportunidade de conhecer lugares nunca visitados antes.

E você? Já tem tudo pronto para a próxima trip? Então, antes de arrumar as malas, não deixe de conferir essas 7 dicas imperdíveis de destinos incríveis para curtir o feriado de Corpus Christi no Brasil. Vamos lá!

1. Paraty (RJ)

A cidade histórica do sul fluminense é linda o ano inteiro, mas no feriado de Corpus Christi, Paraty realiza as tradicionais procissões religiosas, com direito aos tapetes coloridos, feitos com areia, serragem, cal e outros materiais que colorem ainda mais as ruas coloniais.

Mas não é só isso! A simpática vila ainda é privilegiada com os seus casarões antigos, excelentes restaurantes, pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos, cachoeiras espetaculares e praias paradisíacas e de águas cristalinas. Como dica de programa, não deixe de fazer um passeio de escuna pela baía e conhecer algumas ilhas afastadas, escorregar na cachoeira do Tobogã e reservar, pelo menos 1 dia, para ir até a cidade vizinha — Trindade —, um pequeno vilarejo com uma vibe mais hippie. Imperdível!

2. Penedo (RJ)

Ainda pelo estado do Rio de Janeiro, Penedo é parada obrigatória para os amantes do friozinho, boa gastronomia, conforto e aquele clima mais europeu. Não é à toa que a cidade é chamada de a Finlândia brasileira! Por lá, não deixe de visitar a casa do Papai Noel (mesmo faltando um tempinho para essa festa de final de ano, o atrativo costuma ficar aberto sempre).

Além desse passeio, o simpático centro da cidade é repleto de excelentes restaurantes, bares, bistrôs, sorveterias (algumas com receitas originais finlandesas) e chocolatarias maravilhosas (simplesmente um paraíso dos amantes do cacau). Para quem busca um bocado de adrenalina, dá para alugar um quadriciclo ou contratar passeios ecológicos por cachoeiras, trilhas e montanhas da região também.

3. Ouro Preto (MG)

Uma das maiores joias históricas de Minas Gerais e do Brasil também é um destino imperdível para curtir o feriado de Corpus Christi em alto estilo. Afinal, o que não faltam por lá são atrativos de todos os tipos, e quase todos gratuitos (do jeito que a gente gosta!).

Bom, para começar, o centro antigo proporciona uma verdadeira aula de história, ou melhor, uma real viagem no tempo. Afinal, a cidade foi palco da exploração do ouro e de pedras preciosas pelos colonizadores portugueses que ocuparam por anos a região, construindo igrejas, capelas, pontes e casarões que resistiram até hoje, dando todo o charme arquitetônico ao lugar.

No entanto, a história não se resume apenas à era do ouro! Suas ruas também foram palco de muitas lutas por parte dos inconfidentes, como os heroicos Felipe dos Santos e Tiradentes. Por fim, não podemos nos esquecer de outro grande personagem de Ouro Preto, o artista Aleijadinho que deixou sua marca literalmente estampada nos murais e altares das principais igrejas do local.

Ou seja, um passeio perfeito e cheio de curiosidades por uma das cidades mais aconchegantes de Minas Gerais. Ah, e claro, tudo ainda é completado pela típica (e maravilhosa) cozinha mineira, hospedagens confortáveis a preços justos e muita natureza ao redor!

4. Caldas Novas (GO)

Quem disse que em junho não dá para mergulhar na água? Isso não vale para quem pretende passar o feriado de Corpus Christi em Caldas Novas (GO). Afinal, a cidade é conhecida pelas suas piscinas de águas quentes. Sem dúvidas, a Pousada do Rio Quente é a principal atração da região e se trata de um enorme complexo de águas termais, perfeito para todas as idades.

Por lá, toboáguas, piscinas, brinquedos, atividades e até uma praia artificial garantem a diversão dos visitantes durante o dia, e tudo a uma temperatura que pode chegar a quase 40°C.

O legal de tudo isso, é que você pode se hospedar tanto no parque como em hotéis pela cidade e aproveitar um day pass para curtir as atrações durante o dia. Fora de Rio Quente, Caldas Novas conta com um centro urbano que dispõe de muitas opções de restaurantes, bares e lojas para completar o roteiro.

5. São Roque (SP)

O feriado de Corpus Christi, por ser no inverno, também é um convite para os amantes do bom vinho e da alta gastronomia. Se você está mais nessa vibe, que tal conhecer a cidade de São Roque, no interior de São Paulo? A pequena vila faz parte do roteiro dos vinhos e se destaca, justamente, pela produção da bebida.

Além das vinícolas, São Roque é um verdadeiro paraíso natural e com muita história pra contar: a cidade foi parada dos bandeirantes, recebeu uma das mais modernas linhas de trem no início do século passado (onde sua estação foi reformada e, hoje, abriga a sede da guarda municipal) e é repleta de tradições e costumes.

Por falar nisso, durante o feriado de Corpus Christi, muitos devotos sobem o Morro do Cruzeiro em procissões, chamadas de Novena do Cruzeiro. Independentemente da crença, o visual lá de cima é espetacular!

6. Chapada dos Veadeiros (GO)

Outro lugar simplesmente extraordinário para se visitar no feriado de Corpus Christi é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Terra das cachoeiras gigantes, cenários dignos de filmes e uma energia sem igual, essa região é perfeita para quem busca maior contato com a natureza, passeios ecológicos e muita cultura.

As vilas principais para se hospedar são as de São Jorge, bem coladinha ao parque nacional, e a de Alto Paraíso de Goiás, um pouco mais afastada, porém, com mais estrutura. Em ambas as opções, é possível encontrar boas pousadas, restaurantes com o melhor da culinária típica de Goiás e muitos passeios disponíveis.

Como dica, não deixe de visitar o quilombo de Cavalcante, onde se encontra a fabulosa cachoeira de Santa Bárbara. Uma paisagem de cair o queixo!

7. Maragogi (AL)

Não é porque é inverno que obrigatoriamente precisamos curtir o frio, concorda? Em um país em que temos um Nordeste como o nosso, não tem problema nenhum aproveitar a estação para um mergulho de mar e, cá entre nós, com uma água bem quentinha. A dica de destino nordestino para o feriado de Corpus Christi fica para a magnífica Maragogi, em Alagoas.

Com águas claras, calmas e mornas, não há inverno que espante o banho de mar. Aproveite para passear pelas piscinas naturais, com inúmeros corais e peixes, além das praias de Antunes e Barra Grande. Ah, vale lembrar que nessa época os preços de hotéis, passeios e restaurantes estão muito mais em conta que no verão, além dos atrativos estarem bem mais vazios e tranquilos. Ou seja, é um paraíso só para você!

Enfim, essas foram nossas dicas de destinos incríveis para curtir o feriado de Corpus Christi no Brasil em alto estilo. Aproveite o seu clube de hospedagem para garantir os melhores preços de hotéis, não deixe de fora nenhum restaurante e curta ao máximo cada passeio do local escolhido. Um feriadão desse é para realizar aquela viagem inesquecível!

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e confira a reação dos amigos! Quem sabe alguém não se anima para arrumar as malas com você e escolhem o próximo destino de aventura?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-