Gramado e Canela: saiba tudo sobre esse destino no Sul do país!

6 minutos para ler

Gramado e Canela, famosos destinos do inverno do Sul do país, valem a visita em qualquer época do ano. As cidades, distantes apenas 7 km uma da outra, proporcionam ao turista uma atmosfera única, aliando o charme das construções com inspiração europeia à exuberância da vegetação da Serra Gaúcha.

Ao longo de todo o ano, acontecem vários eventos na região, despertando o interesse dos visitantes. Na época de Natal, as cidades são um atrativo à parte, em função do conhecido Natal Luz de Gramado. Já no inverno, as baixas temperaturas convidam à gastronomia típica e a ambientes mais intimistas. Com sorte, é possível até ver neve!

Quer saber mais sobre um dos destinos mais visitados do Brasil e conhecer os seus principais atrativos? Então, acompanhe o nosso post!

Como chegar a Gramado e Canela?

As cidades, localizadas na Serra Gaúcha, ficam a cerca de 115 km do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Para chegar até Gramado e Canela, é possível alugar um veículo, contratar um transfer ou ir de ônibus rodoviário (cuja linha passa pelo aeroporto).

Outra opção para quem vem de outros estados é escolher o aeroporto regional de Caxias do Sul, que fica mais próximo (cerca de 70 km). Porém, as passagens para quem desembarca nele tendem a ser mais caras. 

Dependendo da distância e da sua disposição para guiar, também é possível chegar a Gramado e Canela de carro. Da capital paulista até Gramado, por exemplo, são 1.122 km. Caso o viajante prefira se hospedar em Canela, precisará percorrer mais 7 km pela Avenida das Hortênsias, que liga as duas cidades.

Apesar da distância, se houver tempo disponível, a viagem vale a pena. É possível parar em algumas cidades no caminho, como Curitiba, Balneário Camboriú e Florianópolis, além de conhecer outros atrativos destinos do Sul, como o Parque Beto Carrero ou os paredões de rochas e as águas cristalinas da praia do Parque da Guarita de Torres.

A mesma dica vale para visitantes de outras localidades. Confira as distâncias de algumas cidades até Gramado:

  • Rio de Janeiro: 1556 km;
  • Belo Horizonte: 1695 km;
  • Distrito Federal: 2106 km;
  • Curitiba: 727 km;
  • Florianópolis: 448 km.

Quando é a melhor época para visitar o destino?

Gramado e Canela são destinos incríveis em qualquer época do ano. A época em que as cidades ficam mais cheias é o final de ano, entre novembro e janeiro, em função do evento Natal Luz. 

No entanto, ao longo do ano existem vários outros eventos que atraem turistas ao local, como o Festival de Cinema de Gramado, em agosto. 

Embora esteja localizada no Sul e em uma região alta, de serra, no verão as temperaturas podem chegar a mais de 30º. A época é ideal para passeios em parques abertos, como o do Caracol e o da Ferradura, ou mesmo para um piquenique à beira do Lago Negro, admirando as hortênsias.

No inverno, a temperatura pode ficar negativa — mas isso não atrapalha em nada os passeios! Além do frio, a neblina e a própria arquitetura conferem às cidades um charme europeu. As visitas aos parques permanecem possíveis e algumas atrações gastronômicas se tornam indispensáveis nessa época. É o caso dos rodízios (ou sequências) de fondue, muito comuns nos restaurantes locais. 

A sequência costuma começar com um fondue de queijo, seguido do de carne e, depois, do de chocolate. Tudo isso acompanhado de um bom vinho de produção local. Churrascarias, cozinha alemã e chocolates artesanais completam o pacote gastronômico.

Quais as principais atrações de Gramado e Canela?

Além da gastronomia, compras e atmosfera única, confira alguns dos principais atrativos da região.

Natal Luz

Como mencionamos, é o evento mais famoso, que atrai milhares de turistas entre os meses de novembro e janeiro. 

São realizados shows, desfiles e encenações em locais públicos, além de eventos fechados e pagos, que requerem ingresso. Por isso, vale a pena planejar com antecedência, lembrando que a programação muda a cada ano. As datas e atrações podem ser conferidas no site do evento

Passeio de Jardineira

Com duração de cerca de 2 horas, a Jardineira das Hortênsias percorre as ruas da cidade de Gramado, mostrando um pouco de sua arquitetura e história.

Parque Estadual do Caracol

Localizado na cidade de Canela, o parque oferece aos visitantes um passeio de maria-fumaça, que percorre um trecho de uma antiga ferrovia. A atração mais conhecida do local é a Cascata Caracol, com 131 metros de queda.

Snowland

Mesmo que não neve durante sua visita a Gramado e Canela, é possível se divertir andando de esqui ou patinando no gelo no Snowland.

Parque da Ferradura

Distante cerca de 13 km de Canela, esse parque é um destino de aventura, que oferece trilhas em meio a um exuberante contato com a natureza. Do ponto mais elevado de uma das trilhas é possível avistar o Rio Santa Cruz, que contorna a vegetação, com formato de ferradura, dando origem ao nome do parque.

Mini Mundo

O Mini Mundo é uma réplica de vários pontos turísticos do Brasil e do mundo, em miniatura, que diverte adultos e crianças. 

Aldeia do Papai Noel

Quem viaja com crianças não pode deixar de fora do roteiro a visita ao parque Knorr, um empreendimento de temática natalina que fica aberto o ano inteiro. Entre as atrações, os pequenos poderão aproveitar o trenó voador e conhecer a fábrica de brinquedos e a casa do Papai Noel, além de renas de verdade (da espécie Cervo-Nobre).

Fábricas de chocolate

Além de comprar chocolates artesanais e outros produtos feitos a partir do cacau (como cosméticos), os visitantes poderão conhecer o Mundo de Chocolate, da Lugano, com réplicas de várias construções, e o Reino do Chocolate, da Caracol.

Rua coberta

No centro de Gramado, a famosa Rua Coberta reúne restaurantes, lojas e cafeterias, além de ser palco de vários eventos. Durante o Festival de Cinema, por exemplo, a rua recebe um grande tapete vermelho que leva à entrada do Palácio dos Festivais. Durante o Natal e a Páscoa, o local recebe decoração temática.

Como aproveitar melhor a visita?

Os pontos turísticos e eventos listados são apenas alguns dos atrativos da região, que conta com excelentes hotéis, roteiros para conhecer as vinícolas locais, parques e museus. Gramado e Canela são cidades cheias de história e charme e vale a pena incluir o destino em seus planos de férias!

Gostou das informações? Então, conheça agora os melhores hotéis em Gramado!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.