Saiba como superar o medo de avião de uma vez por todas!

6 minutos para ler

Você tem medo de avião? Fica nervoso ao embarcar e não consegue controlar a ansiedade até chegar ao seu destino? Sente que isso está afetando os seus planos de conhecer o mundo e levando a optar por viagens mais longas e cansativas de carro ou ônibus? Pois saiba que não é o único, viu? Muita gente compartilha esse receio.

Contudo, a notícia boa é que você pode contornar essa situação e deixar para trás esse medo com algumas dicas simples e eficientes. Macetes que vão treinar sua mente para relaxar durante qualquer voo e até desfrutar desse momento. Duvida? Então acompanhe o post até o fim e saiba quais são elas!

Por que não é preciso ter medo de avião?

Aviões são 11 vezes mais seguros que carros, tendo uma taxa de acidentes muito menor do que a apresentada por veículos — e não é exagero dizer isso. Tanto é que esse é um dado divulgado pelo Conselho de Segurança Nacional dos EUA. Outro levantamento, dessa vez da Aviation Safety Network, apontou que em 2018 houveram apenas 15 ocorrências fatais envolvendo aeronaves em todo o mundo.

Ou seja, o nível de segurança em um avião é algo comprovado. Além disso, eles são regularmente submetidos a manutenção, a equipe de comissários e pilotos passa por extensos treinamentos para se qualificarem para trabalhar no setor aéreo e sempre há estoque de combustível para os percursos realizados.

Já em relação às turbulências que podem ocorrer em alguns voos, saiba que não é preciso se preocupar. Elas nada mais são do que mudanças bruscas na pressão atmosférica e não costumam duram mais do que alguns poucos segundos.

Quais as dicas para superar o medo de voar?

Agora que já falei sobre os motivos para não ter medo de avião, que tal mostrar como superar esse receio de embarcar e tornar a viagem muito mais tranquila e proveitosa? Confira algumas dicas e veja o que fazer antes e durante o seu voo para alcançar esse objetivo!

Não consuma álcool antes de embarcar

A primeira delas é não consumir álcool antes de embarcar movido pela ideia equivocada de que isso vai lhe encorajar a encarar o avião e o percurso até o seu destino. Tenha em mente que a bebida pode acabar fazendo mal, deixando-o indisposto, enjoado e com vontade de vomitar. Ou seja, em vez do voo ser tranquilo, ele pode se tornar bastante problemático por conta de uma má decisão. Portanto, nada de álcool!

Faça viagens longas a noite

Se o local que você quer visitar é distante e mesmo os trechos diretos duram longas horas, não pense duas vezes e compre passagens para voos à noite. Assim, você terá mais chances de conseguir dormir e chegar ao destino descansado e renovado.

Afinal, é de praxe que as aeronaves reduzam a luminosidade da cabine nesse período do dia, acendendo-as completamente apenas na decolagem/aterrissagem e nos momentos em que são servidas as refeições. Isso sem falar que algumas companhias ainda disponibilizam mantas e travesseiros para aumentar o conforto dos passageiros. Ou seja, tudo é um convite a uma boa noite de sono. Portanto, aproveite a noite!

Escolha um assento longe das turbinas

Se você fica nervoso com a decolagem do avião e muitas vezes se preocupa com barulhos externos, como os das turbinas — o que só contribui para aumentar seu estado de tensão — escolha um assento longe das asas e da traseira da aeronave. Manter distância desse gatilho de ansiedade (o ruído) permite que você consiga ficar mais tranquilo.

Para completar, sentar na parte da frente do avião traz um ótimo benefício: é nessa área que se concentram os assentos com mais espaço entre si, o que é ideal para pessoas altas e que gostam de mais conforto para movimentar as pernas.

Ocupe a sua mente com opções de entretenimento

Uma quarta dica é ocupar a sua mente com entretenimento. Afinal, nada melhor do que se distrair para as preocupações cessarem e o tempo passar mais rápido. Portanto, vale a pena levar um bom livro, baixar podcasts no seu streaming de música, selecionar filmes para assistir no notebook ou tablet etc.

Você também pode aproveitar o voo para finalizar detalhes da sua programação de passeios e experiências no destino, dando os últimos retoques no roteiro. Essa é uma boa ideia porque o ajuda a deixar o medo de avião de lado e focar nas coisas boas que o esperam na cidade que você visitará.

O que fazer quando o medo de avião se torna uma fobia?

“Li todas as dicas. Porém, o que fazer quando o medo de avião não é só um simples receio, mas sim uma verdadeira fobia?”, você pode estar se perguntando. Isso porque, infelizmente, algumas pessoas desenvolvem um pavor extremo não só de viajar em uma aeronave, mas até de ver imagens e vídeos que envolvem voos, mesmo que estejam a quilômetros de distância de um aeroporto, no conforto de casa. É a chamada aerofobia.

Para se ter ideia, elas acabam apresentando vários sintomas quando são expostas à possibilidade de entrar em um avião. Náuseas, falta de ar, queda de cabelo, taquicardia, dor de barriga, queda de pressão, desmaio e paralisia corporal são só alguns deles. É um problema que deve ser encarado de forma séria e o principal: devidamente tratado para que não afete a sua vida e o seu bem-estar.

Por isso, se você se identifica como alguém que tem aerofobia, procure um psicólogo. A psicoterapia é fundamental no processo de recuperação do seu controle emocional.

Além dele, também é interessante contar com o acompanhamento médico, mais especificamente de um psiquiatra, caso seja necessário o uso de medicamentos para reduzir o estresse, a ansiedade e possíveis crises de pânico. Isso porque ambos os profissionais são focados na questão da saúde mental, complementando o trabalho um do outro.

Como deu para ver, é possível sim superar o medo de avião. Basta planejar-se quanto ao embarque, à duração do voo e planejar alguns passatempos para esse momento. Já para quem apresenta fobia, como pontuei, com ajuda de profissionais da saúde é possível pôr fim a esse problema e conseguir viver a adorável experiência de tirar férias, viajar o mundo numa aeronave e ter novas experiências.

Gostou do assunto desse post? Pois aproveite e compartilhe as sugestões dele nas suas redes sociais. Dessa forma, você pode ajudar outras pessoas que também tem medo de avião. Uma boa ideia, não é mesmo?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.