O que fazer no feriado de Tiradentes: descubra destinos incríveis!

6 minutos para ler

Os feriados históricos do Brasil são uma excelente oportunidade de escapar da correria do dia a dia e fazer uma viagem de curta duração. Neste texto, quero lhe dar algumas dicas se você ainda não sabe o que fazer no feriado de Tiradentes, que acontece no dia 21 de abril.

O Dia da Inconfidência marca a morte do mártir Joaquim José da Silva Xavier. Ele foi executado durante o período conhecido como Inconfidência Mineira, em que membros da alta sociedade de Minas Gerais se revoltaram contra os impostos cobrados pela coroa e iniciaram um movimento para tirar o poder do Império na região.

Já que, neste ano de 2020, a data vai cair em uma terça-feira, essa é a chance de emendar o fim de semana e aproveitar para conhecer algum dos destinos incríveis que temos no Brasil, inclusive cidades que tiveram parte na história da Inconfidência. Quer saber quais são as possibilidades? Então continue a leitura!

Ouro Preto (MG)

Conhecer a cidade mineira Ouro Preto é uma das melhores alternativas do que fazer no Feriado de Tiradentes, afinal, ela foi a sede do movimento revolucionário na época e abriga uma história riquíssima do período conhecido como Ciclo do Ouro. A cidade abriga o Museu da Inconfidência, igrejas históricas e peças do escultor e arquiteto Aleijadinho, que nasceu na cidade.

Quem se hospeda em Ouro Preto tem a chance não apenas de conhecer a história local e do país, como também de experimentar a gastronomia e hospitalidade já características de Minas. Muitos hotéis oferecem uma estrutura ideal para quem busca um tempo de descanso e relaxamento.

No mês de abril, o índice de chuvas cai bastante, favorecendo os passeios pelas cidades vizinhas, como Mariana, onde é possível chegar de trem ou de carro. No entanto, o frio começa a se mostrar, principalmente à noite. Também é possível visitar minas de ouro desativadas e até mesmo cachoeiras na região.

Para chegar a Ouro Preto de outros estados, o aeroporto mais próximo é o de Belo Horizonte, em Confins, a cerca de 140 quilômetros. A partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro é possível chegar de carro, em viagens que podem variar entre 6 e 8 horas até a cidade.

Caldas Novas (GO)

Visitar Caldas Novas, em Goiás, é um passeio que todos vão adorar fazer no feriado de Tiradentes. A região é conhecida por seus parques aquáticos e piscinas naturais de água morna. Perfeito tanto para quem quer diversão quanto para quem está procurando relaxar e recarregar as energias.

O interessante de visitar a região de Caldas Novas em abril é conseguir fugir do período de chuvas do verão, mas ainda assim aproveitar temperaturas agradáveis antes do inverno. Além do mais, com a baixa temporada, os parques não ficam tão cheios e é possível aproveitar todas as atrações.

Na cidade existe um pequeno aeroporto, que recebe voos comerciais. No entanto, também é possível ir de carro a partir dos aeroportos de Goiânia ou Brasília. O que não faltam são opções de hospedagem com excelente infraestrutura para curtir dias de descanso e lazer. Os complexos hoteleiros da região são realmente uma atração à parte que merecem sua atenção.

Curitiba (PR)

Curitiba é uma capital encantadora para ser visitada em qualquer época do ano. Se você ainda não sabe o que fazer no feriado de Tiradentes, viajar para essa linda cidade do Paraná é uma ótima opção.

Em abril você vai encontrar lindos dias ensolarados e de céu limpo, com menor probabilidade de chuva e sem que o frio característico da região tenha começado com muita força. O clima desse mês é ideal para aproveitar as inúmeras alternativas de passeios ao ar livre que a capital oferece.

Curitiba conta com diversas áreas verdes agradáveis para passar o dia ou para uma visita rápida. Jardim Botânico, Parque Barigui e Parque Tanguá estão entre os pontos turísticos imperdíveis. A cidade tem um ônibus de turismo especial que liga todos os locais que merecem uma visitação.

Paraty (RJ)

Outra cidade que une tranquilidade e história é Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O centro histórico da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reunindo diversas casas e igrejas de época. É uma boa pedida do que fazer no feriado de Tiradentes.

Quem visita a cidade em abril consegue aproveitar dias ensolarados nas praias da região ou em passeios de barco. A noite a temperatura cai, sendo ideal para experimentar as tradicionais cachaças que são produzidas na região e fazer passeios pelas ruas de “pé de moleque” do centro.

A Pousada Estrela de Paraty, a Pousada Paisagem e a Pousada Don Juan estão entre as opções de hospedagem que vão garantir o conforto que você busca nesse feriado prolongado. Você com certeza vai se encantar por essa cidade.  

Gramado (RS)

Que tal subir a serra gaúcha e conhecer Gramado? Por ser uma cidade pequena e aconchegante, esse destino é ideal para visitar nos dias de feriado prolongado de Tiradentes. Tanto Gramado como a vizinha Canela têm forte influência da colonização alemã e italiana, por isso, caminhar pelas ruas gera uma constante sensação de estar em uma tradicional vila da Europa.

Os hotéis de Gramado não fogem à regra das construções com estilo europeu. São diversas as opções de hospedagem, que mesclam conforto, aconchego e, em alguns casos, luxo. Ah, você não pode deixar de aproveitar os chocolates feitos na região, que têm dado à cidade o título de Suíça brasileira.

Para que não gosta muito de frio, o mês de abril ainda oferece um clima mais ameno, com céu azul ideal para passeios no Lago Negro. Chegar à região é possível de carro ou de ônibus. O aeroporto mais próximo fica na capital do estado, Porto Alegre.

Gostou das dicas do que fazer no feriado de Tiradentes? Se você tem buscado viajar mais para fugir da rotina e relaxar, feriados prolongados como o de abril são a oportunidade ideal para conhecer novos destinos.

Agora, quero incentivar você a compartilhar este conteúdo em suas redes sociais! Afinal, é sempre bom ajudar os amigos a conhecerem as possibilidades incríveis de viagens que nosso país oferece. 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.