Que trem bão esse pão de queijo: a delícia de Minas que conquistou o Brasil

3 minutos para ler

Qual a melhor companhia para um bom cafezinho? Os mineiros não têm a menor dúvida: um saboroso pão de queijo. Esse quitute é uma das maiores e mais gostosas tradições de Minas Gerais, ganhou um dia só para ele, comemorado em 17 de agosto e pode virar Patrimônio Imaterial do Estado.

Apesar de tão arraigado na história de Minas, ninguém sabe ao certo como e quando ele surgiu. Alguns estudiosos acreditam que tenha sido criado no século XVIII, como uma “alternativa” ao pão, tão consumido pelos portugueses. Como a farinha de trigo era importada da Europa, demorava a chegar e tinha baixa qualidade, a saída foi buscar um substituto mais abundante no Brasil: a fécula de mandioca, conhecida como polvilho. A junção com o queijo, teria ocorrido nas fazendas de queijo, em que se faz necessário a raspagem do produto. Os escravos, para não desperdiçarem essas sobras e obterem mais um alimento em sua restrita dieta, utilizavam os resíduos na massa do “pão”.

Seja qual for a sua origem, é raro encontrar alguém que não goste dessa iguaria, que tem inúmeras receitas.  Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos; acrescenta-se banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina; ovo; água ou leite; sal; e os mais variados tipos de queijo.  Mais recentemente, à receita básica ganhou variações com recheios de calabresa, cheiro-verde, goiabada, massa com batata doce, biomassa de banana, ricota e até tofu.

Está com água na boca? Não precisa. O site da Emater Minas Gerais traz várias receitas dessa delícia tipicamente mineira.

Fomos buscar para vocês duas receitas, uma mais tradicional e outra com uma pegada fitness. Mas se você quiser conhecer mais opções, basta acessar  e escolher a sua preferida.

Pão de queijo tradicional

Ingredientes:

1 kg de polvilho azedo

100 ml de óleo

3 copos de leite

1 colher (sopa) de sal

4 ovos

queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha, coloque o polvilho, o sal e 2 copos de leite. Sove até ficar bem fino. Adicione o óleo quente e misture bem. Coloque os ovos e continue misturando. Por último, adicione o queijo e misture. Use o restante do leite para dar ponto à massa, que deve ficar um pouco mais consistente do que massa de bolo. Com as mãos bem untadas com óleo, enrole os pães em pequenas porções. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

 

Pão de queijo de batata fit

Ingredientes

100 g de batata-doce cozida e amassada

2 colheres de sobremesa de queijo cottage

1 xícara de chá de polvilho azedo ou doce

1 ovo

1 colher de café de fermento em pó

Óleo ou azeite para untar a fôrma

Sal e ervas a gosto

Modo de fazer

Descasque a batata-doce e cozinhe-a na panela de pressão por 10 minutos ou na panela convencional até ficar bem macia. Amasse usando um garfo bem fino. Em um recipiente de vidro, misture a batata-doce com os outros ingredientes. Usando as mãos, faça bolinhas médias, coloque-as em um prato e deixe por 10 minutos na geladeira para que a massa fique bem firme. Unte uma assadeira com o óleo ou azeite e asse as bolinhas por 30 minutos no forno preaquecido a 180°C

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.