Planejar uma viagem sem dor de cabeça: 7 dicas práticas

6 minutos para ler

Viajar é sempre uma maravilha, não é mesmo? São dias de muito descanso e também a oportunidade de conhecer pessoas, aprender mais sobre algumas culturas e depois retornar para a casa com as energias renovadas. No entanto, para que tudo seja perfeito, é preciso pensar em cada detalhe do passeio. Por isso, ensinarei neste post como planejar viagem.

Toda essa organização prévia é muito importante para que o passeio aconteça realmente como você sempre sonhou. Além disso, o planejamento é indispensável para que possa comprar passagens mais em conta, escolher um bom hotel por um preço mais acessível e demais detalhes que vão fazer com que você economize bastante.

De forma geral, programar uma viagem com antecedência é a melhor maneira para curtir o seu descanso sem dores de cabeça. Deseja conhecer 7 dicas para planejar uma viagem perfeita? Leia o texto e aprenda!

1. Analise o orçamento disponível

O primeiro passo é verificar quanto de dinheiro você tem disponível e quanto pretende gastar. Porém, você deve ter em mente que pouco dinheiro não é sinônimo de viagem ruim. Apenas será preciso fazer algumas adaptações. Pode ser que seja preciso mudar o destino idealizado, escolher um hotel mais em conta e até mesmo diminuir o número de dias que pretendia permanecer no local.

Se você tiver que economizar, uma boa dica é pesquisar as passagens e hospedagens com bastante antecedência. Afinal de contas, tudo pode ficar mais caro se deixar para a última hora. Não se esqueça de ficar de olho nas promoções.

2. Pense em uma data

Agora você precisa saber em qual dia deseja viajar e quanto tempo pretende ficar. Se você sonha em conhecer várias cidades, também é necessário apontar o número de dias que planeja passar em cada uma.

Esse ponto é muito importante para analisar, por exemplo, como estará o tempo. Afinal, é difícil encontrar alguém que queira ir a uma incrível praia em dias chuvosos, não é mesmo?

A escolha da data pode também influenciar diretamente no seu orçamento, pois, se for alta temporada, fique sabendo que terá que desembolsar bem mais do que em outros dias.

3. Escolha o destino

Já escolheu para onde vai? Não? Então agora é o momento. Assim, a primeira coisa a se fazer é definir o que você procura (praia, campo, cidade histórica, lugares mais frios, entre outros). Depois é preciso analisar se vai querer uma viagem nacional ou internacional. A seguir, veja alguns quesitos que deve analisar antes de escolher seu destino.

  • Combina com seu estilo?
  • Tem orçamento o suficiente para o lugar que deseja conhecer?
  • Quantos dias você tem para viajar?
  •  Conferiu como estará o clima nos dias que pretende realizar o passeio?

Se as respostas para essas perguntas forem satisfatórias, saiba que encontrou o destino perfeito e que já pode passar para a próxima etapa do planejamento.

4. Organize toda a documentação

Imagine a seguinte situação: chegou o dia da sua tão sonhada viagem, as passagens foram compradas, o hotel já está reservado, as malas estão prontas e você descobre que não será possível realizá-la, pois não se atentou a toda a documentação necessária. Ninguém deseja passar por isso nem em sonhos. Logo, tenha muita atenção a essa fase.

Certifique-se se tem toda a documentação exigida para o destino. Além disso, confira se a data de emissão dos documentos que você tem está dentro dos limites aceitos e se a foto é recente. Verifique também se o seu cartão de vacina está em dia, pois é exigido por muitos destinos.

5. Reserve a hospedagem

Outra dica importante para planejar viagem é a escolha do hotel. Ele deve ser algo que atenda às suas expectativas, confortável e com um preço bacana. Elenque todos os itens que você considera indispensável para uma boa hospedagem e faça uma pesquisa com base em suas exigências.

Antes de fazer a reserva, você deve analisar a política de cancelamento, ver a opinião de quem já se hospedou por lá, conferir se fica próximo dos pontos turísticos que deseja conhecer, se a região é segura, entre outros detalhes que variarão conforme as suas necessidades.

Uma excelente dica para economizar e ainda reservar um hotel de qualidade de forma segura é optar por clubes de hospedagem. Com eles, você paga uma parcela fixa por mês e depois pode adquirir diárias nos hotéis parceiros de sua preferência.

6. Defina o meio de transporte

Outro ponto importante para o planejamento é a escolha do meio de transporte. Nesse sentido, a opção por carro ou avião dependerá do seu destino, do número de dias que durará o passeio, bem como do valor que está disposto a gastar nessa etapa.

Se você tem poucos dias de folga, o ideal é que opte por avião ou defina um destino próximo para poder viajar de carro. Caso escolha o transporte aéreo, é importante pesquisar as passagens com bastante antecedência e saber qual companhia oferece os melhores serviços.

Porém, se você é daquelas pessoas que não abrem mão de viajar de carro, então separe uma graninha para a revisão ou para o aluguel do automóvel. Uma das grandes vantagens dessa opção é que você já terá um veículo para se locomover no seu destino. Assim, analise os pontos positivos e negativos de cada meio de transporte e escolha o que mais se adéque às suas necessidades.

7. Monte um roteiro turístico incrível

Sem dúvida, essa é uma das melhores partes do planejamento. É nesse momento que você escolherá os principais lugares que deseja conhecer. No entanto, é importante ter atenção a alguns detalhes, como certificar se é necessário o agendamento da visita e se é preciso pagar alguma taxa.

Verifique também se os pontos turísticos escolhidos funcionarão nos dias que você estiver na cidade. Afinal, existem muitos lugares que só abrem no fim de semana ou em períodos de alta temporada. Lembre-se também de montar um roteiro compatível com o número de dias de viagem, pois de nada adianta fazer uma lista imensa se você ficará no destino pouquíssimos dias.

Viu que planejar viagem não é nenhum bicho de sete cabeças? Ao fazer tudo com antecedência, contar com empresas responsáveis e qualificadas, é certo que cada detalhe sairá perfeito. Siga todas as etapas, arrume as malas e faça um passeio sensacional.

Aprendeu como fazer um bom planejamento para viagens? Então agora é hora de assinar a newsletter para receber excelentes conteúdos no seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-