Inclua as melhores praias de Alagoas em sua próxima viagem

6 minutos para ler

O mar em tons de azul e verde, as piscinas naturais, as dunas e as falésias são os grandes atrativos das praias de Alagoas. As paisagens de cartão-postal atraem cada vez mais turistas para o estado, que se tornou um dos principais destinos nacionais.

O turismo, aliás, é o segundo principal segmento da economia do estado, gerando renda e empregos. Somente no ano de 2019, seis novos hotéis foram inaugurados em Alagoas, além de outros 11 empreendimentos em fase de construção. Restaurantes, comércio (inclusive artesanato) e serviços também são essenciais tanto para a população local, quanto para atender ao aumento do fluxo de visitantes.

Quer descobrir o que atrai tantos turistas a Alagoas? Então, confira o nosso post e conheça um pouco mais sobre esse destino incrível!

Saiba mais sobre o turismo em Alagoas

De acordo com informações do Governo do Estado de Alagoas, entre os meses de dezembro de 2019 e março de 2020, cerca de 665 mil visitantes devem desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que fica em Maceió. A estimativa resulta do cálculo do número de voos regulares, somados aos extras e fretados no período.

Na verdade, há vários anos o estado vem registrando a elevação da quantidade de turistas. Ao longo de 2017, por exemplo, 2,6 milhões de passageiros desembarcaram no aeroporto, quantidade 3,65% superior à do ano anterior. Os números de 2018 e 2019 também sinalizam o crescimento do turismo.

Afinal, o que atrai tantos turistas? O principal atrativo realmente são as praias tranquilas, com águas transparentes e piscinas naturais, cercadas de coqueiros. As paisagens deslumbrantes, inclusive, fazem com que o pequeno estado nordestino seja conhecido como o “Caribe brasileiro”. 

Além disso, a gastronomia, a simpatia do povo e alguns roteiros históricos, como a visita ao memorial Zumbi dos Palmares ou à Foz do Rio São Francisco, também são responsáveis pela quantidade cada vez maior de visitantes. 

Conheça as melhores praias de Alagoas

Piscinas naturais, águas sempre mornas, céu azul praticamente o ano inteiro: confira por que as praias de Alagoas são comparadas ao Caribe!

Maragogi

A 127 km de Maceió, essa é uma das mais famosas praias brasileiras. É nessa região que ficam as galés, um conjunto de piscinas naturais formadas por corais. Na maré baixa, nas primeiras horas do dia, é possível chegar até elas em um catamarã e mergulhar com máscara e snorkel nas águas de cor azul-turquesa.

A praia de Maragogi fica na região central do município de mesmo nome e oferece ao visitante uma boa infraestrutura de bares e restaurantes.

Ipioca

A praia tranquila (e distante apenas 20 km de Maceió) é cercada por coqueirais e mantém a sua paisagem preservada. Na maré baixa, também forma piscinas naturais.

Nessa praia fica o Hibiscus Beach Club, um local com boa infraestrutura (piscinas, chuveiros, sanitários, quadras e até playground), além de restaurante e loja de conveniência.

Gunga

A 34 km de Maceió, a praia do Gunga fica no município de Barra de São Miguel. Cercada por coqueiros e dunas, suas águas se encontram com as da Lagoa do Roteiro. Na entrada da praia, não deixe de conferir a paisagem no Mirante do Gunga.

Francês 

Mais movimentada, com restaurantes e quiosques à beira-mar, a praia do Francês está localizada a 20 km da capital do estado. Seu lado esquerdo, protegido por recifes, tem águas mais calmas, enquanto as ondas mais fortes do canto direito são procuradas por surfistas. 

Pajuçara

Em Maceió, a praia de Pajuçara oferece boa infraestrutura, com chuveiros, restaurantes e bares. No calçadão também existem quadras e feira de artesanato. Jangadas levam os visitantes até as piscinas naturais, distantes cerca de 2 km da costa. 

Ponta Verde

Na área urbana de Maceió, entre as praias de Pajuçara e Jatiúca, Ponta Verde impressiona pela linda vista do litoral da cidade e pela cor verde da água. Prédios modernos dividem espaço com os coqueiros e há boa infraestrutura de restaurantes, lojas e bares.

Carro Quebrado

Totalmente longe do agito e de áreas urbanas, a praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio (45 km de Maceió), ganhou esse nome em função do difícil acesso. Cercada por falésias que mudam de cor, dependendo da posição do sol, a faixa de areia só pode ser acessada por buggies ou veículos com tração 4×4.

Descubra outras opções de lazer no estado

Além das belíssimas praias, Alagoas oferece outros atrativos aos turistas. Um deles é a Foz do Rio São Francisco, no Sul do estado, perto da divisa com Sergipe. É possível navegar pelas águas do rio e observar as populações ribeirinhas.

Em alguns trechos existem cânions, formados por rochas areníticas, de grande beleza. Na região, vale a pena conhecer o centro histórico da cidade de Piranhas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além do São Francisco, dois outros passeios são indispensáveis para o turista. Um deles é o chamado Caminhos da Liberdade, que passa por algumas cidades na Serra da Barriga, na União dos Palmares, onde fica o Quilombo dos Palmares, cuja importância histórica é indiscutível. Seu líder, Zumbi dos Palmares, ficou conhecido pela resistência contra a escravidão.

Outro trajeto que merece ser conhecido é a Rota do Açúcar, que passa por cidades como Marechal Deodoro, União dos Palmares, Rio Largo, Coruripe, Maragogi, entre outras. 

No percurso, vale a pena visitar a Fazenda Marrecas, em Maragogi, datada do ciclo de produção de cana, na época colonial, e a Usina Leão, em Rio Largo, que funcionou como um engenho até 1894.

Comece a planejar suas férias em Alagoas

Depois de saber mais sobre o estado, com certeza o desejo de marcar as próximas férias surgiu, não é? Aproveite e comece agora mesmo a planejar o seu roteiro. Afinal, uma pausa no dia a dia é importante para manter a sua saúde (física e mental) em dia.

Nas praias de Alagoas existem hotéis para todos os estilos de viagem, desde resorts luxuosos até pousadas. Para conhecer os principais pontos turísticos do estado, o ideal é alugar um carro ou contratar um transfer. Não deixe de conferir também o artesanato local, especialmente o trabalho das rendeiras.

Gostou de saber mais sobre esse lindo trecho do litoral nordestino? Então, assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, outros conteúdos para ajudar a programar suas próximas viagens!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.