4 praias tranquilas para aproveitar no litoral brasileiro

6 minutos para ler

Com mais de 7 mil quilômetros de litoral, não é nenhuma novidade dizer que o Brasil é um país privilegiado e com destinos perfeitos para aqueles amantes de sol e mar, não é verdade?

Por isso mesmo, temos uma grande vantagem em relação a muitos outros lugares do mundo: a variedade de opções e paraísos escondidos nessa imensidão territorial, o que inclui, claro, algumas praias tranquilas e praticamente intocadas pelo homem.

E é delas que vou falar aqui neste post, destacando algumas dicas imperdíveis desses “paraísos perdidos” em nosso grande litoral brasileiro. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao assunto e boa leitura!

4 praias tranquilas e perfeitas para o descanso

Abaixo, listei algumas praias tranquilas e sossegadas no litoral brasileiro para você conhecer um pouco mais sobre esses lugares e, em breve, arrumar as malas para visitá-los. Vamos conferir?

1. Praia de São Gonçalo – Paraty (RJ)

Que Paraty é um dos lugares mais belos e interessantes de se visitar em todo o Brasil, disso ninguém duvida mais! Porém, muito além de seu lindo centro histórico, festivais de cultura e passeios de barco, a cidade também conta com uma natureza privilegiada, entre a montanha e o mar.

Entre as principais maravilhas desse grande litoral, destaca-se a nossa primeira dica de praia tranquila: a pacata São Gonçalo, a cerca de 25km de distância do centro de Paraty. Além das águas calmas e, muitas vezes, de temperatura morna, essa praia se destaca por uma longa faixa de areia clara, na maior parte dela, totalmente selvagem.

Para deixar o passeio ainda mais incrível, é possível pagar um barqueiro para levar você até a Ilha do Pelado, a menos de 10 minutos de travessia em um cenário surpreendente.

2. Praia do Gunga (AL)

Na alta temporada, o destino costuma a receber bastante pessoas! No entanto, tendo em vista a imensidão de sua faixa de areia, é totalmente possível encontrar espaços vazios e tranquilos para quem busca sossego e privacidade. Para quem não sabe, estou falando de uma das praias mais lindas e incríveis do litoral alagoano, a cerca de 1 hora de viagem de Maceió.

A praia se localiza em frente a um imenso coqueiral, com incontáveis árvores que transformam o cenário em um verdadeiro paraíso tropical. Além disso, de um lado há grandes falésias que podem ser visitadas com quadriciclos ou buggys, e do outro, um imenso rio de água doce e refrescante. Tem coisa mais linda do que isso para suas férias?

3. Prainha (RJ)

Ainda que o Rio seja uma grande metrópole, ainda é possível encontrar praias tranquilas e selvagens pelo litoral carioca. É o caso da magnífica Prainha, na zona oeste da cidade. Por lá, o cenário é incrível e já na chegada se tem uma vista privilegiada dos morros cobertos por uma densa mata atlântica e das águas claras e movimentadas do mar.

Considerado um point de surfistas e daqueles que fogem da agitação, a Prainha, sem dúvidas, é uma atração perfeita para turistas que buscam mais tranquilidade. Não há transporte público que chegue lá! Portanto, é preciso ir de carro, contratar um passeio ou pagar um táxi! Vale muito a pena para suas estadias em terras cariocas!

4. Praia do Espelho (BA)

Outra top que merece todo o destaque na lista de praias tranquilas no Brasil é a fascinante Praia do Espelho, no sul da Bahia. Bom, que toda essa região é privilegiada de verdadeiros paraísos, não há dúvidas. Porém, se é para escolher aquela mais selvagem, com águas claras e, praticamente, sem ninguém à vista, certamente essa ganha disparado.

O legal de visitar a Praia do Espelho na Bahia é que você pode realizar um roteiro mais extenso pelo litoral e conhecer alguns vilarejos e cidades ao redor, como é caso de Caraíva e Porto Seguro, por exemplo.

Alguns cuidados fundamentais para aproveitar o verão

Não há dúvidas que viajar para essas praias tranquilas trará lembranças incríveis e, certamente, fará você renovar as suas energias! No entanto, é fundamental se planejar bem e não dar certos “moles” na hora de embarcar para o paraíso.

Pensando justamente nisso, decidi montar um checklist básico de tudo aquilo que é considerado indispensável, tanto na hora de fazer as malas, como durante a organização do seu roteiro.

Sendo assim, confira e tome nota das dicas a seguir!

O que levar na mala:

  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • óculos escuros;
  • hidratante pós-praia;
  • kit básico de medicamentos (dor de cabeça, enjoos, dor de barriga etc.);
  • roupas leves;
  • chinelos ou sandálias confortáveis.

O que não esquecer:

  • hidrate-se com frequência;
  • tenha sempre uma bolsa de praia ou mochila pequena para levar o essencial;
  • cuidado com a alimentação na praia, especialmente, nos primeiros dias;
  • confira a condição do mar e veja se está propício para o banho;
  • cartão de memória para fotos.

E como aproveitar melhor a viagem?

Em resumo, essas foram algumas dicas sobre praias calmas e sossegadas para quem está buscando o destino perfeito para descansar nas próximas férias. Claro que há muitos outros paraísos escondidos nesse imenso litoral, a ponto de ser até impossível listar todos em um único post.

No entanto, com esses lugares de praias tranquilas que destaquei, além das dicas imperdíveis de tudo o que é importante lembrar em uma viagem para o litoral, tenho completa certeza que seu roteiro será o mais perfeito e inesquecível de todos. Sendo assim, arrume as malas e aproveite cada minuto de sua viagem!

Ah, mas antes disso, tenho mais dicas incríveis para você acertar no planejamento de seu roteiro. Por isso, não deixe de ler também o próximo post e aprenda a arrumar as malas para uma viagem curta. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.