Precisa relaxar? Confira 7 dicas para te ajudar a aliviar o estresse

6 minutos para ler

Já reparou como é cada vez mais frequente encontrar conhecidos que dizem não saber o que fazer para aliviar o estresse e que isso os está prejudicando? Afinal de contas, os motivos para se estressar durante o dia a dia parecem não ter fim.

O grande “X” da questão é que o estresse não afeta só o humor, a concentração ou a disposição das pessoas. À medida que ele se torna algo constante no seu cotidiano e se converte em um quadro crônico, ele é capaz de gerar diversos problemas físicos que afetam o seu bem-estar e, inclusive, reduzem a sua qualidade de vida.

Dor de cabeça, queda de cabelo, aumento da acne, gastrite nervosa e insônia são só alguns dos sintomas que aparecem e se tornam um incômodo frequente. Por esses motivos, reuni, neste post, algumas dicas que vão ajudá-lo a combater o avanço do estresse e preservar a sua sanidade. Acompanhe!

Causas do estresse no dia a dia

O estresse pode surgir e ser provocado por diferentes gatilhos presentes na sua vida. Um exemplo comum é a preocupação excessiva com o orçamento mensal, a capacidade de honrar com os boletos e as faturas a pagar e o receio de que as contas se tornem dívidas.

Há, também, a rotina de trabalho, que não só é puxada, mas também repleta de cobranças, metas a bater, disputas com colegas de equipe, projetos para tocar e compromissos que lotam a sua agenda.

Fora isso, ainda há as desavenças familiares, as dificuldades que o relacionamento amoroso pode estar enfrentando, os problemas graves de saúde, o trânsito caótico na cidade etc.

7 dicas para ajudar a aliviar estresse

No tópico anterior, eu mostrei algumas das principais causas do estresse para ajudá-lo a identificar se elas também estão afetando a sua rotina. Agora, vou apresentar 7 dicas não só práticas, mas, acima de tudo, eficazes para dar um basta nesse problema, resguardar a sua saúde mental e ter mais qualidade de vida. Confira quais são elas!

1. Faça exercícios físicos

Para começar, faça exercícios físicos com frequência. Você pode escolher um esporte do qual gosta mais, por exemplo, ou praticar musculação e atividades aeróbicas (como correr e andar de bicicleta). Isso ajuda a reduzir o estresse, pois promove o aumento de dopamina e endorfina no organismo — hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento físico e felicidade.

2. Aprenda a meditar

Além dos exercícios físicos, também é interessante aprender e meditar todos os dias. Essa prática é muito útil para ajudar, por exemplo, a reduzir a ocorrência de pensamentos negativos, emoções destrutivas e comportamentos explosivos. Além disso, promove o relaxamento e a renovação das energias para encarar os desafios que estão por vir.

3. Reduza o consumo de cafeína

Uma terceira dica é reduzir o consumo de cafeína no seu cotidiano, o que inclui não só aquele cafezinho no fim de tarde, mas também os refrigerantes e energéticos. Isso, porque essa substância aumenta a produção de cortisol no organismo — que é justamente o hormônio do estresse —, elevando, assim, a irritação, a ansiedade e o nervosismo.

4. Passe mais tempo com as pessoas de que gosta

Fora o que já foi dito, aproveite o seu tempo livre para ficar perto das pessoas de que você gosta. Vocês podem realizar algum programa, fazer um passeio ou simplesmente jogar conversa fora.

O que importa é essa interação social, pois isso melhora o seu humor, lhe permite que desabafar sobre os seus problemas e evita que o estresse promova o surgimento de outros transtornos mentais, como a depressão e o ataque de pânico.

5. Leia um livro

Se você gosta de ler, adquira o hábito de acompanhar um ou mais livros no seu cotidiano. A leitura é excelente para promover o relaxamento, reduzir a fadiga mental, aumentar a capacidade de concentração e, de quebra, ainda estimular a criatividade e a imaginação.

Uma boa dica é montar uma lista de obras ou gêneros (como ficção científica, romance, aventura, terror etc.) que você queira conferir e segui-la.

6. Dê um presente a si mesmo

Aprenda a se mimar de vez em quando. Esse hábito é extremamente positivo e capaz de renovar o seu astral e a sua energia com coisas pequenas, mas que são eficazes para tirá-lo da rotina maçante e cansativa.

Você pode, por exemplo, comprar um CD da banda preferida, ir ao cinema no meio da semana, tomar aquele sorvete que não consome há tempos etc.

7. Tome um banho relaxante

Ao chegar em casa após um dia exaustivo, reserve um tempo só para si e tome um banho relaxante com água morna, produtos à base de camomila (que tem efeito terapêutico) e música instrumental de fundo. Você perceberá como se sentirá mais descansado, sem tensões musculares ou dores de cabeça, e ainda será capaz de dormir muito melhor.

Dica bônus: viaje!

Fora as sugestões apresentadas, não dá para deixar de falar sobre a importância de viajar. Afinal, há uma mudança clara no seu estado emocional e no seu bem-estar psicológico — e isso é desde o momento em que você adquire as passagens e começa a montar o roteiro até o dia no qual desembarca no seu destino e começa a viver novas experiências.

O seu humor melhora significativamente, a sua energia contagia todos que estão à sua volta, você dá adeus àquele peso nos ombros, os problemas parecem encolher e sumir de vista, e um sorriso largo e pleno brota no seu rosto, de orelha a orelha.

Tudo isso graças à oportunidade de conhecer lugares diferentes, ter contato com novas culturas, fazer novas amizades, sair da rotina e realizar programas que entretêm, divertem e relaxam. Por isso, viaje mais (e não só nas férias). Não há nada melhor para revitalizar o corpo e a alma!

Viu só como não faltam maneiras simples e eficazes para aliviar estresse, ter uma agenda mais leve e, de quebra, alcançar uma maior qualidade de vida? Por isso, já sabe: siga as dicas que apresentei ao longo do texto e veja a diferença no seu dia a dia em pouco tempo!

Gostou do post? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e, dessa forma, ajudar os seus amigos a também superar esse problema!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-