O que considerar antes da reserva de hotel? Confira 6 dicas do que avaliar!

6 minutos para ler

Está se preparando para fazer a reserva do hotel da próxima viagem? Antes de começar, é melhor ler este texto e descobrir no que realmente prestar atenção para escolher a hospedagem ideal.

Eu sei que a internet facilitou muito a busca por opções de hotéis em qualquer lugar do mundo. Hospedagens de diversos estilos e para todos os bolsos estão a poucos cliques de distância.

No entanto, a vasta gama de possibilidades não pode tirar seu foco de alguns fatores, afinal, fechar uma reserva sem uma análise completa do estabelecimento pode acabar trazendo surpresas não muito agradáveis durante sua estadia.

Quer saber o que considerar no seu planejamento de viagem além das fotos e do preço do hotel? Confira neste texto 6 dicas do que avaliar na hora de fazer a reserva de hotel.

1. Verifique a localização do hotel

Imagine querer passar alguns dias perto do mar, mas reservar uma hospedagem que fica do outro lado da cidade, longe da praia? A dificuldade de ir e voltar da orla pode ser uma grande irritação durante os dias de viagem.

Problemas como esse podem ser resolvidos de forma simples com algumas consultas ao Google Maps, um serviço de mapas online que ainda vai permitir que você observe todos os outros estabelecimentos que ficam no entorno do hotel.

Conhecer a localização do hotel que você quer reservar vai ajudar a pensar as possíveis rotas para pontos de interesse na região, descobrir se há bons restaurantes por perto ou ainda analisar a proximidade de hospitais e shoppings, por exemplo.

Se você sabe pouco sobre a cidade de destino, é interessante avaliar também a segurança do bairro e da rua em que o hotel está localizado. Assim você vai saber se vai ter segurança para andar à noite e esperar um táxi na rua.

2. Confira quais comodidades estão inclusas

Quem viaja geralmente está em busca de alguns dias com tranquilidade e conforto. Por isso, é importante conferir o que está sendo oferecido na reserva de hotel. Para começar sua busca, tenha em mente que existem diversos estilos de hospedagem.

Entre pousadas, hotéis estrelados ou não, resorts e apart-hotéis, escolha a opção mais atrativa para o seu perfil de viajante e para o seu bolso. Cada um desses modelos de hospedagem vai oferecer diferentes tipos de comodidade.

É importante que tudo que é ou não é oferecido esteja detalhado no anúncio. Mas, se você estiver em dúvida sobre algum item, é sempre bom ligar ou enviar um e-mail para o estabelecimento.

Entre os itens de comodidade que você precisa se atentar estão:

  • café da manhã;
  • toalhas para os hóspedes;
  • itens de higiene pessoal;
  • chuveiro quente;
  • internet wi-fi;
  • TV com canais a cabo;
  • frigobar;
  • serviço de lavanderia;
  • serviço de quarto;
  • piscina e sauna;
  • academia;
  • serviços de spa e massagem.

3. Leia a opinião de outros hóspedes

Outra vantagem que as reservas de hotel pela internet trouxeram aos turistas é a oportunidade de saber a opinião das pessoas que já passaram por determinado estabelecimento. Isso facilita para que você não fique “às cegas” ao buscar hospedagem.

A parte que permite avaliar um hotel é valiosa e deve ser lida com cuidado. Tenha atenção aos comentários positivos, mas principalmente às críticas negativas, que podem trazer à tona alguns problemas relevantes do hotel. Perceba que algumas reclamações acabam sendo pontuais e relacionadas a uma situação particular do hóspede. Outras, no entanto, podem afetar a sua experiência de viagem.

Além de ler opiniões de hóspedes, é interessante buscar também por fotos tiradas por eles. Essa busca pode ser feita tanto em sites de reserva que têm espaço para avaliação com fotos quanto em outros sites como o TripAdvisor e Google.

4. Informe-se sobre a segurança do hotel

Já falamos aqui da segurança da localidade em que o hotel está, mas a segurança interna do estabelecimento também merece sua atenção antes de reservar.

Hotéis, pousadas e resorts precisam cumprir normas específicas para assegurar o bem-estar dos hóspedes. Busque saber sobre a forma de acesso (fechaduras e chaves eletrônicas), se há saídas de emergência e equipamentos para combate de incêndios e câmeras nos corredores.

Além disso, se você vai viajar com crianças, é necessário observar a segurança de áreas como piscina e terraço. Todas essas dúvidas podem ser tiradas por telefone ou e-mail com a equipe de atendimento da hospedagem.

5. Descubra se a limpeza é adequada

A limpeza do quarto e dos ambientes comuns da hospedagem também precisam ser checados antes da reserva de hotel ser feita. Esse fator influencia no bem-estar e no conforto do hóspede, afinal, ninguém quer passar vários dias em um espaço que não está limpo de forma adequada.

Para saber sobre a limpeza, uma boa opção é consultar avaliações de hóspedes, já que essa é uma questão sempre abordada.

Descobrir se há serviço de quarto diário e se o hotel oferece reposição de roupas de cama e toalhas também é importante, principalmente para quem vai ficar no local por muitos dias.

6. Saiba quais são as políticas de reembolso

Tenha sempre em conta possíveis imprevistos que podem afetar sua viagem. Se algo acontecer e você precisar adiar ou cancelar a reserva do hotel, quais são as políticas do estabelecimento?

Essa informação também costuma estar disponível de forma clara em sites de reserva. Mas, caso não esteja, não deixe de esclarecer diretamente com o hotel.

Em geral, as políticas de cancelamento variam entre flexível, moderada e rígida, em que a primeira possibilita um reembolso total e a última que não permite nenhum tipo de retorno financeiro.

Você sabe que o hotel é uma peça central para uma viagem bem-sucedida, afinal, é ele que vai ser sua casa nos dias longe da sua cidade. Invista tempo de análise e pesquisa antes de fazer uma reserva de hotel e tenha certeza que isso vai proporcionar para você uma experiência ainda mais completa e satisfatória no seu destino.

Que tal receber mais dicas de viagem em seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-