Um Destino, Três Paixões: desvende a Rota das Emoções

5 minutos para ler

Um Destino, Três Paixões

Desvende a Rota das Emoções

Um dos principais destinos turísticos do Brasil é a Rota das Emoções. Antes de tudo, prepare-se: a rota turística abrange três estados do nordeste. A aventura geralmente começa pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Em seguida, é hora de desvendar a Área de Proteção Ambiental do Delta de Parnaíba, no Piauí. Por último, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. À primeira vista, a beleza exuberante das áreas de conservação ambiental tiram o fôlego dos turistas. À princípio, a viagem engloba diversos municípios. Por exemplo, Santo Amaro (MA),  Cajueiro da Praia (PI) e Jijoca de Jericoacoara (CE). Assim como Ilha Grande (PI), Chaval (CE), Barroquinha (CE).

Águas cristalinas só na Rota das Emoções

Ao longo dos 300 km de percurso, conheça vilas de pescadores rústicas, praias e mangues. Ao mesmo tempo, rios e lagoas de águas cristalinas e dunas de areias branquíssimas. Nesse meio tempo, para quem curte adrenalina, a região também reserva boas trilhas de aventura. O estado reúne condições perfeitas para a prática de esportes radicais. Frequentemente, a galera do surf, kitesurf e windsurf procuram a região. Assim como praticantes de sandboard, mergulho, snorkel e muitos outros esportes. Antes que esqueça, anote aí: culinária é outro destaque da região. Desfrute também de frutos do mar e os típicos pratos nordestinos. Da mesma forma, não esqueça da carne-de-sol, um dos principais atrativos da gastronomia local.

Lençóis Maranhenses

Comece a Rota das Emoções no Maranhão. Explore os 270 km² do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; Encontre paisagens repletas de dunas móveis, que chegam a quase 40 m de altura, e lagos naturais formados pela água das chuvas. Não deixe de conhecer as lagoas do Mário, Verde, Azul, Bonita, Gaivota e Betânia. Por fim, outra parada obrigatória é o Farol Preguiças, instalado na comunidade de Mandacaru. Vale a pena subir os 156 degraus para ver o encontro do rio com o mar.

Lençóis Maranhenses (MA)

Delta do Parnaíba

Siga para o Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, composto por mais de 70 ilhas. A vegetação é única e selvagem. Ou seja: por lá, encontra-se uma extensa diversidade de animais da fauna brasileira. Por exemplo, o pássaro guará, jacaré do papo amarelo e o macaco-prego. Assim como tartarugas, o caranguejo-uçá e uma variedade de camaleões. Aproveite para visitar as ilhas das Canárias e do Caju, a lagoa Azul e a praia Pedra do Sal.

Em Delta do Parnaíba, você encontra uma variedade fantástica de animais

Jericoacoara, última parada da rota!

Logo depois de conhecer as maravilhas de Delta, termine a rota turística mais famosa no País no Parque Nacional de Jericoacoara. Encontre praias maravilhosas e conecte-se com a simplicidade do interior. A antiga aldeia de pescadores da vila de Jeri. Curiosamente, lá não há ruas asfaltadas, tampouco postes de luz. Sendo assim, todos aproveitam a iluminação das estrelas e do luar. Por causa da localização, esse é dos raros lugares onde se pode desfrutar tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar. Por fim, entre as atrações está a Pedra Furada. É uma pedra de quase cinco metros de altura, com um grande buraco no meio esculpido pela natureza. Igualmente, existe a a Duna do Pôr-do-Sol, que chega a 30m altura. Conheça as Lagoas Azul e da Jijoca, a Lagoa do Paraíso. Lugares ideais para quem quer curtir sol e se refrescar em águas límpidas.

Pedra Furada, Jericoacoara (CE)

Seja como for, explore todo o potencial da Rota das Emoções! Reserve, no mínimo, uma semana de viagem, de preferência entre os meses de maio e agosto. Ainda assim, para se deslocar entre as cidades, opte por veículos 4×4 e/ou lanchas. Se tiver uma folguinha no seu orçamento de viagem, faça um voo panorâmico para entender melhor a dimensão e a beleza da área.  Na mala leve chapéus ou bonés, protetor solar, sandálias e tênis para caminhadas, roupas de banho, óculos de sol, shorts e camisetas e, claro, uma máquina fotográfica para registrar cada momento desse delicioso roteiro.


Quer ler mais sobre o destino? Confira a matéria sobre as melhores praias de Alagoas aqui. Quer encontrar destinos parecidos que também têm piscinas naturais? Conheça nossas opções aqui.


Para conhecer nossos hotéis no Estado, acesse aqui (planos Tranquilidade e Conforto) ou aqui (planos Montreal Facilita).

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.