Roteiro Chapada dos Veadeiros: confira essas atrações imperdíveis!

7 minutos para ler

Você sabia que o Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do planeta? Isso mesmo, para quem gosta de turismo e aventura, nossa nação é o destino certo. São tantos atrativos que fica até difícil de escolher.

No entanto, como eu sei que você é uma pessoa prática e gosta de ser surpreendida, vou indicar o lugar ideal para as suas próximas férias. Descubra agora, como criar o seu roteiro para Chapada dos Veadeiros!

Por que viajar para a Chapada dos Veadeiros?

O destino reúne misticismo, trilhas, poços, cachoeiras, cânions, vegetação exuberante, gastronomia regional, artesanato e até um mascote: uma extraterrestre. Isso mesmo, ao programar uma visita ao local, você terá muitas surpresas e paisagens surpreendentes.

A Chapada fica no nordeste do estado de Goiás e abrange 5 cidades: Alto Paraíso de Goiás, Nova Roma, Cavalcante, Teresina de Goiás e São João d’Aliança. A beleza do cerrado sob a luz dourada, águas azuis e esverdeadas formam o combo perfeito para os amantes do ecoturismo.

Vale lembrar que a região faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das 312 Unidades de Conservação Federais do Brasil. Isso significa que trata-se de uma das áreas naturais mais ricas e preservadas, tornando o destino um verdadeiro paraíso. Esse reconhecimento veio em 2001, quando a Chapada dos Veadeiros foi declarada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Como programar a viagem?

Antes de decidir se você vai de carro ou avião e quais as opções de hospedagem, é preciso conhecer bem a região, pois a Chapada dos Veadeiros tem 240.611 hectares de extensão e dependendo da área que você deseja conhecer, o roteiro será diferente.

Para se locomover entre os atrativos, você tem duas opções: excursões turísticas ou carro (alugado ou próprio). Da primeira forma você segue um roteiro estabelecido pela empresa, porém, se deseja algo mais personalizado, a segunda opção é a ideal.

Quando for escolher um veículo, opte por um 4X4, pois alguns trajetos têm lama e a tração facilita o acesso. Mas atenção: só há um posto de gasolina na região.

Como chegar?

A entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada no distrito de São Jorge, que fica a 36 km de distância da cidade de Alto Paraíso de Goiás. O ideal é pegar um voo para Brasília (Distrito Federal), pois fica a apenas 260 km da entrada principal, enquanto Goiânia encontra-se a 460 km de distância.

De Brasília, o turista deve trafegar pela BR-020 em direção a cidade Formosa (GO). Quando passar pelo trevo, basta dobrar à esquerda e seguir para São Jorge pela GO-239, por cerca de 36 km. Ao chegar lá, o caminho até a portaria tem apenas 1 km de extensão e pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé.

Qual a melhor época para a visita?

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante o ano inteiro, no entanto, é importante conhecer as duas estações do local. Como o foco do turismo é a natureza, que é influenciada pelo tempo, o turista precisa estar ciente do que pode encontrar em cada período.

O período chuvoso, por exemplo, vai de outubro a abril. Nessa época as cachoeiras ficam cheias e a água não tem a cor vibrante característica. Já de maio a setembro, a região registra ausência total de chuvas. No entanto, é a época mais visitada, então é importante se programar bem para otimizar o tempo e evita filas.

O que incluir no roteiro na Chapada dos Veadeiros?

Devido à sua grande extensão, é preciso reservar pelo menos 4 dias para aproveitar as principais atrações da Chapada. Para facilitar a sua escolha, eu reuni cinco lugares imperdíveis para colocar no roteiro. Confira!

Cachoeira Santa Bárbara

Esse é um dos locais mais procurados da Chapada devido ao visual paradisíaco. A Cachoeira Santa Bárbara tem 30 metros de altura e um poço com águas azuis em tom vibrante, semelhante ao mar caribenho. Em dias ensolarados, a transparência surpreende e rende fotos incríveis!

Cachoeira dos Couros

Para quem não gosta de grandes movimentações, essa é a atração ideal. Trata-se de um complexo de trilhas, cachoeiras e poços com visual deslumbrante. A trilha tem 6 km de extensão (ida e volta), de nível fácil. São tantos pontos de banho que você pode reservar um dia inteiro para desfrutar do lugar.

Vale da Lua

Sem dúvidas, essa é uma das imagens mais famosas da Chapada dos Veadeiros. As pedras lapidadas formam um cenário único, com corredeiras e caldeirões em meio ao Rio São Miguel. Para chegar até o atrativo basta fazer uma trilha de 1,2 km. No entanto, é preciso ficar atento ao período de chuvas, pois o risco de acidentes e tromba d’água é maior.

Trilha dos Saltos do Rio Preto

Esse passeio inclui o Salto de 120 m, o de 80 m e as corredeiras do Rio Preto. Ao todo (ida e volta), são 10 km de percurso avistando o intenso cerrado que recobre o parque. É um dos atrativos mais completos da região, mas requer preparo físico.

Trilha Mirante da Janela

Para chegar até o cartão-postal da Chapada, é preciso fazer uma trilha de 8 km (ida e volta) com trechos de níveis fácil e difícil. Ao chegar, o visitante tem um visual arrebatador: uma janela natural com vista panorâmica para a queda de 120 metros da Chapada dos Veadeiros.

Onde se hospedar para curtir as atrações?

A escolha do hotel também requer atenção pois como atividades de ecoturismo requerem bastante energia, é importante contar com uma estadia tranquila, confortável e segura. Selecionei algumas opções. Veja!

Pousada dos Guias

Com localização próxima ao comércio, o lugar reúne uma bela área verde, espaçosas e aconchegantes acomodações e uma equipe atenciosa. Há opções de quartos simples, duplo e triplo.

Pousada Casa das Flores

Essa opção é ideal para quem quer ficar no distrito de São Jorge e gosta de conforto e lazer. Para dar mais tranquilidade aos hóspedes, os quartos têm decoração com luz de velas e vista para o jardim. Já para melhorar o bem-estar, há uma charmosa e elegante casa de banho com diversos tipos de tratamentos de beleza.

Hotel Tapindaré

O nome indígena reflete a cultura do local: prazer em servir, gastronomia saudável e saborosa, e decoração exótica. A estrutura do local conta com hotel, restaurante e spa, ou seja, tudo para garantir uma estadia tranquila e relaxante.

Pousada Camelot

Os criadores desse espaço deram o nome Camelot com o objetivo de proporcionar aos hóspedes o real significado do termo: “local ideal de se estar”. Para isso, o ambiente une as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, conforto e requinte.

Pousada Águas de Março

Mais uma opção para quem deseja ficar hospedado na Vila de São Jorge. Com quartos simples e duplo, a Pousada Águas de Março oferece restaurante, piscina, sauna e ofurô, ou seja, um serviço completo para descansar depois de um dia de trilhas e cachoeiras.

Viu como é fácil criar um roteiro para a Chapada dos Veadeiros? Sem dúvidas, esse é um destino que todo brasileiro precisa conhecer. É ideal para estar perto da natureza, refrescar-se nas águas cristalinas, fazer amizades e tirar fotos incríveis.

Se você gostou do conteúdo e quer começar a planejar a trip, vai adorar o e-book que eu preparei com todas as dicas que você precisa para colocar esse plano em prática. Baixe o Viagem dos Sonhos: como me organizar e economizar dinheiro? agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-