Roteiro em Petrópolis: saiba o que fazer na região serrana do RJ

6 minutos para ler

A região serrana do Rio de Janeiro é um prato cheio para quem ama história, natureza e clima ameno. Quem sobe a serra para um roteiro em Petrópolis encontra tanto atrações culturais quanto opções de ecoturismo.

Neste texto, quero compartilhar com você algumas dicas para vivenciar uma experiência completa na região da famosa Cidade Imperial. Você vai descobrir quais lugares merecem sua visita e quais são as melhores opções de hospedagem.

Continue a leitura e embarque comigo nessa viagem!

Por que conhecer Petrópolis?

Quando você pensa no Rio de Janeiro, lembra apenas das belas praias e do calor do verão? Então, você vai se surpreender quando fizer um roteiro em Petrópolis! Ao pegar a BR-040, que liga a capital do estado à região serrana, você vai se encantar pela beleza da estrada cercada pela vegetação de Mata Atlântica. A parada nos mirantes com vista para a Serra dos Órgãos é obrigatória.

Ao visitar Petrópolis, você pode fazer um verdadeiro mergulho na história do Brasil. A cidade foi fundada no século XIX por Dom Pedro II, que construiu lá seu Palácio de Verão para fugir do calor da capital. Hoje, o Palácio abriga o famoso Museu Imperial e a região conta com outras diversas construções históricas que antes eram moradia de membros da corte e da alta sociedade portuguesa.

Mesmo hoje, fugir do calor continua sendo um dos motivos para um roteiro em Petrópolis. O clima de altitude torna o verão mais ameno e garante um inverno ideal para quem ama aproveitar dias frios.

O que incluir em seu roteiro em Petrópolis?

A Cidade Imperial é um destino certo tanto para quem quer fazer um bate-volta desde a cidade do Rio de Janeiro quanto para quem busca dias tranquilos de descanso na serra. Seja qual for o seu estilo de viagem, alguns pontos são obrigatórios no seu roteiro por Petrópolis. Veja quais são.

Museu Imperial

É claro que minha primeira dica não poderia deixar de ser uma visita ao Museu Imperial. O espaço conta com um acervo de cerca de 300 mil itens, incluindo mobiliário, trajes, peças de arte e documentos do período imperial. É uma verdadeira viagem no tempo que atrai crianças e adultos.

Além da visita às salas do Palácio de Dom Pedro II, você pode passear pelos belíssimos jardins do museu e admirar diversos exemplares da flora brasileira. Se sua visita acontecer em um final de semana, minha dica é para chegar cedo e, assim, conseguir evitar a fila na entrada.

Palácio Quitandinha

Outra construção que merece sua visita é o Palácio Quitandinha, construído a partir de 1941. No espaço funcionava o maior hotel cassino da América Latina, tendo recebido inúmeras personalidades da época. Apesar de ser um condomínio privado atualmente, alguns espaços são abertos para visitação. Além disso, a área externa próxima ao lago também é livre para visitantes e rende belas imagens.

Museu Casa de Santos Dumont

Outra parada histórica é o Museu Casa de Santos Dumont. A construção conhecida como “A Encantada” foi uma das residências do Pai da Aviação e conta com um acervo que desperta a curiosidade dos visitantes. É possível contar com uma visita guiada e conhecer a fundo o contexto histórico e cultural da época do inventor.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Se você busca contato com a natureza ou aventuras, seu roteiro em Petrópolis precisa dar uma esticada até o Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), que tem uma de suas três entradas a cerca de 40 minutos do centro da cidade. O parque conta com diversas cachoeiras, vasta vegetação e trilhas que vão do nível leve ao avançado. O Circuito das Bromélias e a Trilha da Primavera são duas excelentes opções para uma caminhada tranquila.

Onde se hospedar na cidade?

Uma viagem incrível só fica completa com uma hospedagem que proporcione verdadeiro conforto. A região serrana conta com excelentes opções de hotéis que vão garantir que sua experiência seja inesquecível. Selecionei duas alternativas para você.

Atelier Molinaro Boutique Hotel

Se você busca tranquilidade e descanso perto de lindas paisagens, o Atelier Molinaro é a hospedagem ideal para alguns dias de férias. A infraestrutura do local conta com restaurante, piscina, sala de jogos, campo de futebol e muitas outras comodidades em uma área de 33 mil m2. Todo o espaço está em meio à uma belíssima área verde e o acesso fica a poucos minutos do centro de Petrópolis.

Intercity Teresópolis

Logo na cidade ao lado você pode encontrar o Intercity Teresópolis, com acomodações aconchegantes, ideais para o fim de um dia de passeios. O hotel oferece café da manhã e tem restaurante e centro fitness. Teresópolis fica a cerca de 1h de distância da Cidade Imperial e tem entradas para o Parnaso.

Como aproveitar seu passeio ao máximo?

Já começou a montar seu roteiro em Petrópolis e quer mais algumas dicas? Então vamos lá! Para uma experiência serrana completa, visite a cidade nos meses de inverno, em que o clima é mais seco e as chances de chuva são menores.

Se sua viagem for em casal, Petrópolis é um dos melhores destinos românticos, já que é possível encontrar restaurantes de excelente gastronomia e hotéis com conforto e requinte para momentos especiais.

Viajando no mês de junho, você ainda pode participar da tradicional Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que acontece anualmente. A cidade fica tomada por turistas e descendentes de imigrantes, que celebram a cultura alemã com as melhores cervejas, arte e gastronomia.

Em julho acontecem Festivais de Inverno na cidade, de iniciativa pública e privada. Ao longo do mês, são diversas exposições e atividades culturais, shows, apresentações de dança e teatro e circuitos gastronômicos imperdíveis.

Se animou para passar alguns dias na Cidade Imperial? Essa é certamente uma das cidades históricas mais importantes do Brasil e reúne diversas atrações que podem trazer uma experiência de viagem incrível para você. Espero que este conteúdo ajude você a montar seu roteiro por Petrópolis e marcar sua visita.

Quer descobrir mais destinos imperdíveis para viajar dentro e fora do país? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos e dicas em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.