Roteiro gastronômico imperdível: conheça os sabores de Minas Gerais

6 minutos para ler

Quem é que recusa aquele tempero caseiro, numa panela de barro e num fogão a lenha? Ainda está pra nascer essa pessoa, concorda? Afinal, por mais simples que as receitas mineiras pareçam ser, existe uma magia e dom inexplicável nas mãos desse povo que transforma qualquer prato em um verdadeiro manjar dos deuses.

Por esse motivo, não há lugar melhor no Brasil para um roteiro gastronômico. Então, falaremos sobre esse assunto neste post! Aliás, nenhum outro artigo deste blog já foi tão saboroso e temperado com este! Portanto, prepare o paladar, o apetite, e boa leitura! Vamos lá?

Conheça 5 cidades de Minas imperdíveis para um roteiro gastronômico

Tudo bem que quem vai a Minas Gerais, não tem muita dificuldade em encontrar bons pratos e restaurantes, independentemente da cidade. Quase na hora do almoço, ruas e janelas sempre exalam um perfume irresistível dos temperos mineiros e abrem o apetite de qualquer pessoa que passe perto.

No entanto, como seria impossível listar todas as cidades do estado, elegemos apenas 5, que são imperdíveis para um roteiro gastronômico perfeito e inesquecível. Bora conhecer?

1. Tiradentes

Uma das mais famosas e simpáticas cidades históricas de Minas Gerais, Tiradentes não preserva somente casarões, igrejas e ruazinhas de pedra. Afinal, é também um destino incrível para aqueles viajantes que não abrem mão de um bom prato, com um tempero caseiro sem igual.

Por diversos cantos da cidade, é possível encontrar bates servindo petiscos tradicionais (como o velho e bom torresmo), acompanhado de uma boa cachacinha, restaurantes e pensões com pratos extremamente bem servidos e variados (geralmente, em fogões de lenha) e até os hotéis (que não são poucos por lá) costumam surpreender os hóspedes com opções diversas e típicas.

2. Belo Horizonte

Para quem pretende passar pela capital mineira, tenha certeza que seu roteiro gastronômico pode ser ainda mais completo. A metrópole é repleta de opções de todos os tipos de gostos e bolsos, e ainda mais variada que as cidades pequenas. Por lá, o que não faltam são restaurantes, bares e lanchonetes de diferentes especialidades, além dos estabelecimentos que preferem manter os cardápios e cozinhas tipicamente mineiros.

Como toda grande cidade, Belo Horizonte ainda pode surpreender com um roteiro gastronômico alternativo, se você curtir, é claro. Desse modo, é possível encontrar comidas de ruas, foodtrucks, encontros e eventos bem diversificados para os apaixonados por gastronomia.

3. Milho Verde

O nome de comida meio que já entrega a cidade, concorda? Pois bem, um tanto quanto desconhecida, essa pacata vila no alto da Serra não abriga mais do que 1500 pessoas, porém, sobram motivos para explorar cada cantinho mágico do lugar, em especial, suas cozinhas, digamos… bem originais.

Sim, Milho Verde pode ser um pouco escondida, mas é repleta de belezas naturais, cachoeiras alucinantes, um clima de roça agradabilíssimo e restaurantes e pensões de dar água na boca. A cidade fica próximo à Diamantina, a cerca de 40km, e vale a pena explorar com calma toda a região. Há bons hotéis e pousadas por lá e uma magia inexplicável no ar!

4. Ouro Preto

Outra charmosíssima cidade histórica e, no caminho da Estrada Real, Ouro Preto também preserva muito mais do que casarões coloniais e igrejas suntuosas. A vila palco de diversos episódios da história do Brasil também ostenta uma das culinárias mais ricas e diversificadas, com origens nas panelas dos trabalhadores rurais, das tropas de soldados e, claro, com um toque final dos temperos lusitanos.

Essa mistura fez surgir pratos como o feijão tropeiro, o arroz carreteiro, o tutu com couve e linguiça, a polenta frita e muitos outros. Já deu água na boca só de ler? Então, inclua Ouro Preto em seu roteiro gastronômico, que você acha tudo isso por lá!

5. Conceição de Ibitipoca

Para fechar com chave de ouro, quem não conhece Ibitipoca ainda, é bom preparar o coração… e a barriga também, pois de paisagens lindas e pratos generosos, a cidade entende bem! Além de poder explorar o que há de mais rico e puro no Parque Natural da região (o que inclui a trilha até a fabulosa Janela do Céu), o viajante tem a oportunidade de experimentar os sabores e temperos únicos da serra mineira.

São queijos, linguiças, doces, trutas e carnes de todos os tipos, para ninguém botar defeito! Portanto, mais uma parada obrigatória em seu roteiro gastronômico por MG.

Veja alguns festivais gastronômicos por Minar Gerais

Além de todas as dicas de cidades que citamos, há muitos outros destinos para um roteiro gastronômico em Minas Gerais. Por isso, a seguir, preparamos também uma lista com alguns festivais pelo estado para complementar ainda mais o seu passeio. Anote aí!

  • Comida di buteco (Abril- Belo Horizonte);
  • Festival da Quintanda (Maio – Congonhas);
  • Festival Boa Mesa (Maio – Caxambu);
  • Festival Sabores da Roça (Junho – Extrema);
  • Festival do Queijo Canastra (Julho – São Roque de Minas);
  • Encontro Cultural de Milho Verde (Julho – Milho Verde);
  • Festival de Inverno (Julho – Ouro Preto);
  • Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (Agosto – Tiradentes);
  • Festa do Rocambole e Mostra Cultural (Setembro – Lagoa Dourada);
  • Uaiktoberfest (Outubro – Nova Lima)
  • Festival Gastronômico e Cultural – Sabores do Peixe (Outubro – Capitólio);
  • Festival de Comida e Cultura da Roça (Outubro – Gonçalves);
  • Festival Diamantina Gourmet, (Novembro – Diamantina);
  • Festival da Jabuticaba (Novembro – Sabará).

Enfim, essas são as nossas dicas imperdíveis para quem pretende fazer um roteiro gastronômico por Minas Gerais e, claro, aproveitar outras inúmeras belezas e encantos do estado. Portanto, pode dar uma folga curta à dieta e preparar o paladar, pois todas as cidades que citamos e muitas outras não economizam, nem no tempero e nem nas porções. Sendo assim, boa viagem e bom apetite!

Curtiu nossas dicas para o seu roteiro gastronômico por Minas Gerais? Que tal conhecer também outros destinos incríveis no Brasil. Então, pode começar pelo Nordeste, em nosso post exclusivo sobre o Beach Park, no Ceará, e todos as suas atrações e encantos. Confira e se surpreenda!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-