Saúde em dia: conheça os benefícios de viajar frequentemente

6 minutos para ler

Quem não gosta de conhecer novos destinos, sabores, culturas e paisagens? Sem dúvidas, viajar é uma das melhores sensações da vida: faz bem para o corpo e para a mente, proporciona bem-estar e autoconhecimento para quem viaja sozinho, melhora a rotina de um casal, aumenta a afinidade entre amigos e traz momentos divertidos para toda a família.

Gostou? Então, continue a leitura, veja como potencializar essa experiência e conheça outros benefícios de viajar!

Por que colocar viagens como uma prioridade?

A maioria das pessoas trabalha durante 11 meses para folgar em apenas um e, por isso, deve aproveitar o tempo livre da melhor forma. Reservar esse período para viajar é uma das escolhas mais comuns e mais recomendadas. Neste tópico, vou mostrar os efeitos positivos das viagens, além do que já se sabe pelo senso comum.

Primeiramente, é preciso entender que existem diferentes tipos de turismo e opções para todos os bolsos. Assim, qualquer pessoa pode viajar, desde que faça um bom planejamento. Além disso, ter uma companhia não é uma necessidade, pois o viajante fará muitas amizades no destino.

Por fim, a viagem desperta novos pontos de vista, possibilita a apreciação da culinária local, a prática de outros idiomas e novas experiências. A prova disso é que o tema já foi abordado em um poema do escritor Mário Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma”. Dessa forma, você há de concordar que as viagens devem fazer parte da rotina de todos.

No entanto, ainda existe um preconceito de que viagem é luxo e, por isso, as pessoas não se organizam para tornar essa prática frequente. Mas, a partir do momento que o viajante tem conhecimento das diversas facilidades turísticas disponíveis, ele verá essa forma de lazer como um plano a ser executado, e não uma conquista.

Quais são os principais benefícios de viajar com frequência?

Se você ainda não se convenceu e não começou a listar destinos e cotar orçamentos de serviços turísticos, então esse é o momento de conferir todas as vantagens de viajar constantemente. Acompanhe!

Reduz o estresse

A rotina agitada em casa, no trabalho e o uso de smartphone causa cansaço e estresse. As dores de cabeça e musculares, bem como as noites mal dormidas são um sinal de alerta do corpo para o excesso de atividades. Vale lembrar que o corpo humano não é uma máquina e também fica sobrecarregado, por isso, afastar-se dos problemas de vez em quando é fundamental para manter a saúde e a qualidade de vida.

Engana-se quem pensa que precisa de grande disponibilidade de tempo, como um mês, ou de ir para um destino distante (internacional). Muitas vezes, uma visita a um município próximo durante o final de semana é o suficiente para descansar e recarregar as energias.

Proporciona novas amizades e melhora as habilidades cognitivas

Em uma viagem é praticamente impossível não ter contato social, seja na fila do aeroporto, nas áreas comuns do hotel, nas festas, ou durante os passeios turísticos. Inevitavelmente, você vai conhecer pessoas, participar de conversas e fazer novas conexões. Até mesmo quem é tímido ou viaja sozinho vai conseguir socializar com facilidade.

Isso é bom porque quanto mais acesso às informações e diferentes culturas, maior será a sua capacidade de aprendizado e de troca de experiências, estimulando o seu processo cognitivo. Aproveite a viagem para sair da sua “bolha” e abra-se para novos contatos. Assim, você vai voltar com muitos amigos e muitas histórias para contar.

Gera autoconhecimento

Sair da rotina é ótimo para refletir. Admirar novas paisagens enquanto pensa na vida, nas suas atitudes e nos planos para o futuro, é uma verdadeira terapia. Seja em uma praça, na praia ou até assistindo o pôr do sol do alto de uma montanha, aproveite a viagem para desconectar-se do mundo exterior e olhar para si.

Essa disposição interna somada às vivências externas permitem que você amplie o ângulo de visão e, com isso, transforme suas preferências, sonhos e objetivos. Além das novas perspectivas, também é uma oportunidade para redescobrir gostos e sensações que estavam esquecidas.

Traz benefícios à saúde

Uma pesquisa britânica relacionou o ato de viajar a inúmeros benefícios para a saúde:

  • melhora na qualidade do sono;
  • diminuição da pressão arterial;
  • aumento disposição física.

Desse modo, ao viajar com frequência, você também estará investindo na sua qualidade de vida. Isso garante saúde, bem-estar e até previne doenças e o uso de medicamentos. Uma forma de tornar isso mais proveitoso é distribuir bem o período de descanso. Por exemplo, se houver a possibilidade, é melhor tirar férias duas vezes ao ano, com 15 dias cada, do que um único mês de férias, com 30 dias.

Incentiva a gratidão

Normalmente, ficamos tão preocupados com conquistas que esquecemos de agradecer pelo que já temos. Mas durante uma viagem, a expansão do olhar faz você perceber detalhes que antes sequer faziam diferença no seu dia a dia. O próprio idioma, a culinária local ou alguma característica cultural são exemplos disso.

Outros momentos que a viagem revela como valiosos são: ouvir o som dos pássaros ao acordar, tomar café ao lado de uma pessoa querida e assistir ao pôr do sol. São situações únicas e inesquecíveis que valem a pena explorar, independentemente do lugar.

E o melhor é que isso também proporciona uma reflexão sobre a própria rotina, motivando a adesão de novos hábitos e incentivando a gratidão. Experimente colocar uma dessas atividades no seu próprio roteiro de viagem e veja como ela fará a diferença durante a sua estadia no destino! Mais ainda: depois de ter uma boa experiência, que tal praticar isso na sua própria cidade? Ressignifique!

Como você percebeu, os benefícios de viajar são inúmeros. Se você tiver oportunidade de conversar com alguém que viaja com frequência ou que tenha voltado de alguma trip recente, perceberá o brilho nos olhos dessa pessoa. Esse é um sinal de que ela aprendeu algo novo e em seu coração pulsa o desejo de viver, fruto de uma experiência transformadora. Dá vontade de ter essa mesma sensação, não é mesmo?

Então não perca tempo e compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Quem sabe você não ganha companhia para a próxima aventura ou troca uma ideia sobre diferentes destinos com os seus amigos?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-