Gosta de adrenalina? Conheça o turismo de aventura!

6 minutos para ler

Muitas pessoas se interessam por turismo de aventura. Afinal, essa é uma oportunidade de conhecer um destino novo, ficar em contato com a natureza e sentir a adrenalina pelo corpo. Você já pensou em realizar esse estilo de viagem? 

Devido às características geográficas do Brasil, com regiões montanhosas, ampla área verde, cânions, rios e lagos, é possível se aventurar em inúmeros destinos. As atividades também são variadas, incluindo caminhada, passeio de bike, entre outras. 

Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura e confira minhas dicas! 

Do que se trata o turismo de aventura?

O turismo de aventura é voltado para quem deseja lazer e diversão em locais que favoreçam o contato com terra, água e ar. E engana-se quem pensa que ele só pode ser realizado por esportistas que estão acostumados com adrenalina. Quem está começando a se aventurar, e quer colocar a saúde em dia com atividades em meio a natureza, também encontra opções para iniciantes. 

Contudo, assim como todo o estilo de viagem, para praticar o turismo de aventura minha sugestão é: é preciso planejamento. Além de definir o destino ideal de acordo com os seus interesses e perfil, é importante contar com os acessórios e equipamentos de segurança adequados para evitar qualquer imprevisto durante o passeio. 

Quais são as principais atividades realizadas?

No turismo de aventura há atividades para todos os gostos, que podem envolver altura, água, caminhada etc. Veja abaixo algumas das que eu indico: 

Escalada 

Esse é um esporte de aventura feito em paredões e montanhas, o objetivo é superar os obstáculos e chegar até o ponto mais alto. Para praticar esse tipo de atividade meu toque é: é essencial contar com o apoio de profissionais especializados, já que há a necessidade de uso de cordas, ganchos e outros equipamentos para garantir a movimentação e a segurança. 

Rafting

Nessa modalidade, o aventureiro enfrenta rios com corredeiras a bordo de um bote. A adrenalina varia com o nível de dificuldade — ele é classificado de I a V, de acordo com a intensidade das quedas d’água, presença de pedras e obstáculos.

O rafting pode ser realizado em diversas regiões do país e por pessoas de todas as idades. Há percursos para iniciantes que podem ser feitos por famílias com crianças, por exemplo. Para garantir a segurança, minha dica é: é fundamental contratar o passeio em agências credenciadas que ofereçam instrutores e todos os equipamentos necessários, o que inclui capacete e colete salva-vidas.

Arvorismo

Essa é mais uma atividade que pode ser feita em família. Ela consiste em caminhadas sobre plataformas que são colocadas nos topos das árvores, sendo assim, proporciona exercício físico, contato com a natureza e contemplação da paisagem em um ângulo diferenciado. 

Não há requisitos específicos para a prática. Como há percursos variados, ela pode ser feita por pessoas com diferentes idades e condicionamento físico, basta estar com disposição para enfrentar a altura. Contudo, quem já tem experiência, ou deseja um pouco mais de aventura, pode optar pelos circuitos mais longos e com obstáculos.

Trekking

O trekking é uma modalidade de caminhada feita em trilhas. Ela possibilita um profundo contato com a natureza, sendo uma ótima atividade para quem deseja se desligar da rotina, aliviar o estresse e renovar as energias. 

Ela pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha condições físicas para a caminhada — há percursos com diferentes durações e dificuldades, portanto, escolha o que for o mais adequado ao seu perfil e preparo físico. Aqui minha recomendação é: há trajetos que necessitam da presença de guia, especialmente os mais longos e com obstáculos, sendo assim, dê atenção a isso. 

Outra coisa: antes de se aventurar, não se esqueça de separar calçados e roupas adequadas, bastão de caminhada, além de mochila com água, lanches, kit de primeiros socorros etc.

Quais são os melhores destinos para se aventurar? 

Há lugares de norte a sul do Brasil para quem deseja praticar o turismo de aventura. A dica é analisar as características do local e as atividades disponíveis para identificar se elas são adequadas ao seu preparo físico e ao seu nível de habilidade.

Chapada dos Veadeiros

Localizado na região centro-oeste, esse é um dos principais destinos quando se fala em turismo de aventura. A região é formada por extensa área verde, cânions, piscinas rochosas e quedas d’água — condição perfeita para quem busca contato com a natureza e adrenalina. 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece quatro opções de trilhas com cachoeiras, mirantes e paisagens belíssimas. Há percursos leves, com duração de 1h30 até trajetos mais longos, como a Travessia Sete Quedas, que tem 23 km de extensão, nível de dificuldade pesado e duração de 2 a 3 dias. 

Brotas

Brotas, no estado de São Paulo, é mais um bom destino para você que deseja realizar turismo de aventura. A cidade fica em uma região repleta de natureza e por lá são oferecidas atividades como rafting, escalada em cachoeiras, passeio de quadriciclo, mergulho, entre outras. Há agências credenciadas e percursos variados, ou seja, é possível garantir a diversão de toda a família! 

Parque Nacional de Aparados da Serra

O local fica em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e é mais uma boa opção para o turismo de aventura. O principal atrativo do parque é o Cânion Itaimbezinho, um dos maiores da América, que fornece uma paisagem diferenciada e surpreende os visitantes. Entre os atrativos estão caminhadas, trilha de bike e banho de rio.

Monte Roraima

Esse é um destino bastante procurado por quem deseja fazer trekking, ter contato com a natureza e superar desafios. Contudo, é preciso preparo físico, já que a subida até o topo é longa e pode levar alguns dias. Geralmente, a atividade é feita em grupo, o que ajuda a garantir a segurança dos praticantes. 

O turismo de aventura é uma boa solução para você que deseja diversificar a viagem de férias ou feriado e ficar em contato com a natureza, e o Brasil conta com destinos incríveis para isso. Vale a pena programar a viagem e vivenciar essa experiência!

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas sobre viagem? Então, me acompanhe dentro do Clube Montreal no Facebook e no Instagram para não perder as próximas publicações! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.