Turismo de futebol: saiba quais são os melhores destinos!

8 minutos para ler

Sabia que a paixão por ver a bola rolando vai muito além dos gramados? Tem gente que pega o carro ou até mesmo um avião para acompanhar as partidas do seu time, disputas por títulos, grandes clássicos ou o campeonato preferido. A modalidade conhecida como turismo de futebol vem crescendo desde a última Copa do Mundo aqui no Brasil.

E quando eu falo em planejar viagem, a torcida não se limita apenas aos jogos na terra natal. Vale ir para fora do país também e acompanhar torneios internacionais. Afinal, nada melhor do que viver a experiência do estádio e vibrar a cada gol ao vivo, não é?

Além disso, você também pode conhecer museus esportivos ou ainda visitar bares temáticos. Então, entre em campo comigo nessa seleção de destinos para aproveitar ao máximo o que o futebol mundial tem a oferecer. Vamos nessa?

Quais os principais destinos no mundo para os amantes de futebol?

Hoje, os principais campeonatos acontecem fora do Brasil. Por isso, sua viagem futeboleira começa por gramados internacionais. O tour passa pela Europa, onde as disputas atraem milhares de turistas todos os anos, América do Norte e América do Sul, com destaque para dois destinos do turismo de futebol. Prepare-se para entrar em campo, sem jet-lag!

Espanha

Por que Espanha? Imagino que você pensou o mesmo que eu, afinal este é o país dos times mais populares em toda a Europa. Um dos destinos é a capital espanhola Madrid, casa do Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid. Ao encaixar um jogo no seu roteiro, leve um pacote de pipas (sementes de girassol) para acompanhar os torcedores locais.

Outro destino que não pode faltar para amantes do futebol, como você e eu, é Barcelona, onde fica o Camp Nou, estádio do time catalão. É a chance de ver o Messi em ação ao vivo e a cores. Quem sabe até em um clássico com seu maior rival?

Alemanha

Se tem um país que vem chamando a atenção no mundo do futebol, é a Alemanha. Um dos maiores clubes alemães é o Bayern de Munique. E, claro, um dos lugares que mais recebe torcedores do mundo todo é o Allianz Arena.

Construído em 2006, é considerado um dos estádios mais modernos da Europa. Uma das atrações é a tecnologia que faz o estádio inteiro mudar de cor, além do teto retrátil. O local também já foi palco de eventos importantes, como a final da Champions League de 2012.

Inglaterra

Além da Espanha, o futebol da Inglaterra também tem atraído a atenção dos torcedores de todos os cantos do mundo. Um dos estádios mais importantes, o Wembley, fica em Londres. É utilizado pela seleção inglesa, para as decisões dos campeonatos locais e para shows, como U2, Rolling Stones e Bon Jovi.

Outro lugar na Inglaterra que merece uma visita é Manchester. Lá você pode visitar o Old Trafford, estádio do Manchester United, e o Eithad, casa do Manchester City. Sem contar a coleção de mais de 2,5 mil itens do Museu Nacional do Futebol.

México

Saindo da Europa, quero que você me acompanhe pela América. A primeira parada é no estádio Asteca, na Cidade do México. Afinal de contas, este foi o palco da vitória do Brasil de Pelé na Copa do Mundo de 1970. É legal incluir no roteiro futebolístico uma visita pelo Estádio Azul, o menor e mais antigo da região.

Ainda no México, outra parada que vale a pena é em Guadalajara, que guarda a rivalidade entre Chivas e Atlas. Aliás, o estádio Jalisco foi um dos mais utilizados pelo Brasil em disputas pela Copa do Mundo em 1970 e em 1986.

Argentina

Quem fecha a lista internacional do turismo de futebol é Buenos Aires. Afinal, se o Brasil tem Pelé, a Argentina tem Maradona. Por isso, o tour pode começar pelo La Bombonera, casa do Boca Juniors e um dos estádios mais simbólicos do mundo pela história que carrega.

O El Monumental, estádio do rival River Plate, também merece uma visita. Ele recebeu três títulos da Taça Libertadores da América. Se quiser e puder esticar a passagem pela cidade, aproveite para ir até o museu La Pasión Boquense.

Quais os principais destinos no Brasil para os amantes de futebol?

Que tal voltar para o Brasil? Pois o País do futebol também reserva destinos interessantes para quem gosta de acompanhar os jogos de perto ou a história do esporte. Torcer vai além de ver a bola rolando em campo, é toda a experiência que conta, não é? Então, vem comigo, que o juiz já vai apitar para começar o segundo tempo.

Rio de Janeiro

O roteiro futebolístico começa pela capital carioca. Uma das atrações é o maior estádio brasileiro e também um dos mais famosos. O Maracanã, conhecido como Templo do Futebol, foi palco de momentos importantes do esporte que é paixão nacional, como o milésimo gol de Pelé, em 1969, e finais de Copa do Mundo, além de grandes shows.

Também no Rio está a sede da Confederação Brasileira de Futebol, que conta com o Museu da Seleção Brasileira. O acervo reúne fotos, vídeos, troféus, itens históricos do clube e toda a jornada dos jogadores ao longo dos anos.

São Paulo

A capital paulista é o lar do estádio do Pacaembu, onde fica o Museu do Futebol, um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro. O acervo interativo reúne objetos, uniformes, fotos e histórias em 15 salas temáticas ao longo dos seus 6,9 mil m². Aproveite para fazer visitas guiadas pelo Morumbi e o Allianz Parque.

Santos

A 70 quilômetros de São Paulo, a cidade portuária de Santos abriga o estádio Vila Belmiro e o Memorial das Conquistas. O local guarda troféus e fotos dos atletas, além de uma área dedicada ao Pelé, que foi ídolo do Santos e do futebol mundial devido às suas habilidades dentro do campo.

Belo Horizonte

Fechando a lista dos principais destinos brasileiros para o turismo de futebol, a capital mineira é a casa do estádio Mineirão. É aqui que você encontra o Museu Brasileiro do Futebol, com uma verdadeira imersão no universo do esporte e também do estádio. Aliás, é o local do 7×1 aplicado pelos alemães em cima do Brasil na Copa de 2014.

Quais os períodos de campeonatos em que vale a pena viajar para acompanhar?

Fim de jogo? Ainda não. Essa partida vai ter uma prorrogação para falar sobre o timing da viagem. Você sabe, assim como eu, que cada campeonato tem o seu calendário. E para acompanhar os jogos mais importantes para você é preciso se planejar. Por isso, vou recomendar algumas datas para o seu roteiro:

  • Champions League: a Liga dos Campeões é um dos campeonatos mais tradicionais do futebol e reúne, todos os anos, a elite dos grandes clubes europeus. Embora aconteça na Europa, a final está marcada para o dia 30 de maio no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia;
  • Premier League: o Campeonato Inglês também vem chamando a atenção. É anual e conta com a participação dos principais clubes do Reino Unido. A última rodada será no dia 17 de maio;
  • Copa do Mundo: a disputa mais importante para o futebol mundial é realizada pela FIFA a cada quatro anos. Em 2022, quem receberá os jogos é o Catar, de 21 de novembro a 18 de dezembro;
  • Olimpíadas: assim como a Copa, os Jogos Olímpicos acontecem de quatro em quatro anos. Com mais de 40 modalidades esportivas, quem recebe a próxima edição é o Japão, de 24 de julho a 9 de agosto;
  • Libertadores da América: a competição anual reúne os times de vários países da América do Sul. Os primeiros jogos começam no final de janeiro.

Fazer turismo de futebol é a oportunidade de vivenciar uma experiência completa de torcer pelo seu time ou acompanhar seu campeonato preferido de perto. Além disso, é a chance de estar em contato com outros torcedores, conhecer mais da história de cada clube por meio de museus e ainda visitar pontos turísticos das cidades. É uma verdadeira imersão em uma paixão nacional, que ultrapassa fronteiras.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer os benefícios de viajar com frequência e não perca as oportunidades.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.