Viagem de trem no Brasil: 8 destinos encantadores para explorar

8 minutos para ler

Viajar é sempre uma boa ideia, não é? Imagine uma viagem de trem pelos trilhos afora desse Brasil. Sabia que é possível explorar muitos destinos brasileiros a bordo dos vagões de uma locomotiva? Embora muito comum na Europa e em alguns lugares dos Estados Unidos, pouca gente aproveita essa oportunidade em solo verde e amarelo.

Se você também gosta de uma experiência que parece lhe transportar para uma cápsula do tempo, então embarque neste post comigo. Nas próximas paradas, eu vou compartilhar um pouco mais sobre o turismo ferroviário aqui no Brasil, além de sugestões de roteiros imperdíveis para aproveitar a bordo de um trem.

Como começou a história do trem por aqui?

Antes de embarcar em uma viagem de trem, vem comigo para conhecer outro roteiro, aquele que escreve a história desse meio de transporte. A construção da primeira ferrovia brasileira começou com o Barão de Mauá, em 1854, e ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis.

Mesmo com a chegada de outras formas de locomoção ao longo do tempo, os trilhos de ferro mantiveram o charme, que encanta pessoas como eu e você. Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil tem 28 roteiros de trem para passageiros em 30,6 mil quilômetros de ferrovias.

Então, são 28 possibilidades de explorar o País a bordo de uma viagem confortável, com direito a paisagens encantadoras entre montanhas ou cachoeiras. De trens mais modernos a locomotivas mais antigas, existe uma variedade de passeios para aproveitar em trilhos tupiniquins.

Onde desfrutar de uma viagem de trem no País?

Só de falar sobre essa parte histórica já começa a bater aquela vontade de fazer uma viagem de trem. Pois me acompanhe por aqui até a plataforma de embarque. Está quase na hora de ir! Só queria dizer, enquanto ainda temos alguns minutos, que o roteiro pode ser bem diversificado.

Você pode escolher entre uma viagem cheia de mordomias em um ambiente moderno ou um roteiro mais rústico com trajeto de Maria Fumaça. Uma viagem longa ou um percurso menor só para sentir o gostinho. Ou, quem sabe, faça como eu. Em cada oportunidade, aproveite a chance de ter uma nova experiência. Opa! O trem chegou!

1. De Curitiba a Morretes (PR)

Este é um dos passeios imperdíveis para quem vai a Curitiba. O percurso que liga a capital paranaense à cidade histórica de Morretes passa pela reserva ecológica da Serra do Mar. São 75 quilômetros de paisagens com araucárias, túneis, paredões rochosos, montanhas, a Represa do Rio Ipiranga, ruínas e estações desativadas.

Um dos destaques da viagem de trem é a Ponte São João, que tem um vão de 112 metros e foi produzida na Bélgica. Ao passar por ali, tive a sensação de flutuar. Outro ponto para observar é a Curva do Cadeado, à esquerda da locomotiva. Aliás, este é o lado que eu recomendo para apreciar melhor a vista.

Trecho: Curitiba a Morretes (PR)

Distância: 75 km (média de 4h de viagem)

2. Trem do Vinho (RS)

Seguindo pelo Sul do Brasil, quero compartilhar outra viagem de trem que é parada obrigatória para quem vai a Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Aliás, esse é o percurso da Maria Fumaça, mais conhecida como o “trem do vinho”.

O nome vem da degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes na parada em cada cidade. Enquanto isso, você aproveita o visual e mergulha nas tradições italianas por meio de apresentações musicais interativas ao longo do passeio. Deixo aqui a recomendação para a peça de teatro no Parque Temático Epopeia Italiana.

Trecho: Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa (RS)

Distância: 23 km (média de 1h30 de viagem)

3. Trem do Corcovado (RJ)

Se você prefere uma viagem de trem mais curta ou uma nova forma de visitar o Cristo Redentor, tenho uma dica para você. O passeio de trem do Corcovado, em que você atravessa parte da Mata Atlântica preservada a bordo de uma locomotiva centenária e elétrica. Ou seja, além da experiência, você contribui com o meio ambiente.

Considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo é uma das atrações mais visitadas no Rio de Janeiro. Então, mesmo que você já tenha ido, não deixe de conhecer de uma forma diferente. Na subida, a melhor vista é do lado direito.

Trecho: subida e/ou descida até o Cristo Redentor (RJ)

Distância: média de 20 minutos até os pés do Corcovado

4. De São João Del Rei a Tiradentes (MG)

Eu gosto bastante de passeios históricos, e você? Para quem curte uma viagem ao passado, andar de trem por Minas Gerais é uma boa pedida. Já estou ouvindo o apito da Maria Fumaça, saindo de São João Del Rei, uma das cidades mineiras que ainda preserva fachadas históricas em casarões e igrejas.

Dica: escolha o lado esquerdo do vagão para apreciar a Serra de São José. E não deixe de passar no Museu Ferroviário antes de embarcar para conhecer um pouco mais da história por trás da locomotiva e seus trilhos. Quando chegar a Tiradentes, acompanhe os maquinistas puxando o trem de forma manual.

Trecho: São João Del Rei a Tiradentes (MG)

Distância: 12 km (média de 40 minutos)

5. De Viana a Araguaia (ES)

A região serrana do Espírito Santo reserva muitos atrativos. E uma das melhores formas de conhecê-los é por meio de uma viagem de trem. O embarque é em Viana, a 22 quilômetros da capital Vitória, em um percurso que fazia parte da Leopoldina Highway, uma homenagem à Maria Leopoldina.

A viagem passa por um desfiladeiro, com trilhos que beiram precipícios, pontes de pedra, cânions, florestas de eucaliptos e bromélias em meio à Mata Atlântica. Minha dica é aproveitar os biscoitos de goiaba vendidos pelo caminho e o Mirante da Vista Linda para admirar o mar de Guarapari. O melhor lado é o direito, na beira das falésias e com vista para o Rio Jucu.

Trecho: Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaia (ES)

Distância: 46 km (média de 4h de viagem)

6. De Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG)

Já que você está pelo Espírito Santo, vou deixar outra recomendação para aproveitar a viagem. É o trem que o Espírito Santo a Minas Gerais. A dica é para quem gosta de viagens longas e quer aproveitar para esticar. Sabia que 1 milhão de pessoas atravessam esses trilhos todos os anos?

O percurso dura o dia todo, mas é a chance de passar o tempo na companhia de paisagens com grande importância histórica. Diferente das recomendações que fiz antes, esse trem é mais moderno, com ar-condicionado, câmeras de segurança e até um vagão-restaurante.

Trecho: Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG) ou vice e versa

Distância: 664 km (média de 13h de viagem)

7. Estrada de Ferro Carajás (PA – MA)

Já que entrei no assunto viagens longas, tem um trajeto que percorre 892 quilômetros. É considerado o maior percurso do País e, além disso, passa pela maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás (PA), administrada pela Vale.

Por ser uma viagem de trem mais longa, os vagões contam com algumas modernidades, como ar-condicionado, restaurante e lanchonetes, tomadas para carregar celular e serviço de bordo. Outro toque para ajudar a passar o tempo é o catálogo de filmes recentes, disponíveis para os passageiros.

Trecho: Parauapebas (PA) a São Luís (MA)

Distância: 892 km (média de 16h de viagem)

8. De Rio Negrinho a Rio Natal (SC)

Para fechar a lista de sugestões de viagem de trem, quero falar de Santa Catarina. O passeio de Maria Fumaça entre Rio Negrinho e Rio Natal reúne túneis, viadutos e pontes, enquanto passa por alguns trechos da Serra do Mar. A locomotiva, por si só, é um museu itinerante, repleto de vagões e máquinas antigas restauradas. Músicos com roupas típicas alemãs e gaita acompanham o trajeto.

Trecho: Rio Negrinho a Rio Natal (SC)

Distância: 40 km (média de 7h de viagem)

Enfim, a viagem de trem chegou ao fim da linha. Foram tantos lugares, né? Paisagens incríveis, roteiros diversos e novas experiências, passando por vários destinos brasileiros. Assim fica até mais fácil inspirar-se para uma nova viagem. Sem contar que você pode seguir as dicas que eu compartilhei aqui para explorar um novo mundo de possibilidades que espera por você.

O que achou do roteiro para desvendar os trilhos do Brasil? Gostou? Então compartilhe as dicas nas redes sociais e inspire seus amigos.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-