Viagens de experiência: você conhece essa nova tendência?

6 minutos para ler

As viagens de experiência são uma forma de se aprofundar na região, sendo possível conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia, aprender novas habilidades, entre outras situações.

Elas se tornaram tendência mundo afora e muitos turistas já programam a viagem pensando nas experiências que poderão realizar, como a participação em uma colheita ou aulas de gastronomia com um chef da cidade.

Se você é uma pessoa que gosta de se aprofundar nos costumes locais e deseja fugir um pouco dos roteiros tradicionais e de pontos turísticos famosos, que embora sejam lindos também são bem cheios, essa pode ser uma excelente alternativa para diversificar o passeio.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre viagens de experiência? Então, continue a leitura e veja minhas dicas para realizá-las!

Por que optar por uma viagem de experiência?

As viagens de experiência oferecem uma oportunidade única. Mais do que conhecer pontos turísticos famosos, tirar fotos para redes sociais e fazer compras, esse tipo de turismo permite que o indivíduo tenha uma ligação mais profunda com o destino visitado e com si mesmo.

Ao descobrir mais sobre a história, a cultura e os hábitos dos moradores, ou ainda desbravar áreas pouco exploradas e com a natureza preservada, os turistas têm a chance de avaliar os seus limites e os seus valores, aprender algo novo, conhecer outras perspectivas sobre a vida, e assim por diante.

O que pode ser encontrado nesse estilo de viagem?

Essa modalidade de turismo é bastante variada e você poderá ter experiências gastronômicas, históricas, ecológicas, entre outras. A atividade dependerá da região visitada e de seus interesses.

Além disso, engana-se quem pensa que é preciso contratar um pacote específico para realizar viagens de experiência. É claro que contar com agências especializadas pode ajudar a descobrir atividades e passeios diferenciados para se fazer pela região, mas ao conversar com moradores, ir ao supermercado, ou almoçar em um restaurante fora da área turística você já conseguirá entender um pouco mais da realidade daquele local.

Há ainda moradores que oferecem experiências em suas próprias residências ou em seus espaços de trabalho, como jantares, aula de culinária, oficina de artesanato etc.

Se você deseja fazer esse tipo de viagem, mas não sabe por onde começar, veja abaixo alguns estilos de experiências para se inspirar.

Experiências gastronômicas

Essa, provavelmente, é uma das atividades mais comuns quando se fala em viagens de experiência, sendo possível conhecer mais sobre a gastronomia regional e provar seus pratos e sabores.

Há passeios personalizados que levam o turista para acompanhar a colheita de uvas e azeitonas e saborear itens feitos com os ingredientes, por exemplo. Quem quiser aprender uma nova habilidade ainda pode fazer aulas de culinária para conhecer as técnicas e saber mais sobre os ingredientes da região.

Experiências ecológicas

O turismo de experiência também atende os viajantes que desejam ter mais contato com a natureza. Você pode encontrar roteiros que percorrem trilhas, cavernas, grutas, montanhas, atividades de aventura, passeios de bike, dentre outras situações.

A atividade é interessante para contemplar a natureza e testar os seus limites, mas é importante ter condições físicas adequadas e estar preparado para ela, com roupas, acessórios e itens de segurança.

Experiências culturais e históricas

Não são só os museus e galerias que oferecem conhecimentos culturais e históricos. Ao vivenciar a realidade da região, ou fazer passeios personalizados, você terá ainda mais conhecimento sobre o assunto.

Ao sair um pouco dos roteiros tradicionais você poderá acompanhar a produção de artesanatos, provar quitutes feitos na hora, saber mais sobre a história de moradores e povos antigos e muito mais!

Onde realizar uma viagem de experiência?

É possível fazer viagens de experiência tanto no Brasil quanto no exterior. Muitas cidades contam com passeios diferenciados para atender os turistas que querem ter experiências autênticas, vivenciando o local por outro ângulo.

Em uma visita à Paris, por exemplo, imagine-se passeando pelo bairro Quartier Latin na companhia de um sommelier que vai lhe contar mais sobre a história da região e explicar como escolher os melhores queijos e vinhos. Já em cidades da Itália, você vai aprender a fazer uma massa artesanal com uma verdadeira nona!

No Brasil, há roteiros de viagens de experiência pelo Sul do país, Amazônia, Minas Gerais, entre outros destinos. Veja abaixo alguns exemplos.

Vale do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha fica no norte de Minas Gerais e é conhecido por sua produção artesanal que envolve peças de couro, cerâmica, madeira, entre outros materiais.

Ao fazer turismo de experiência por lá você terá a chance de saber mais sobre a história da comunidade, acompanhar a produção dos itens, participar de oficinas, trocar conhecimento com moradores, e mais.

Vale dos Vinhedos

O roteiro do Vale dos Vinhedos é realizado na Serra Gaúcha e seu principal destino é Bento Gonçalves. A viagem permite uma imersão nos costumes dos moradores e na cultura italiana, já que muitos deles são filhos ou netos de imigrantes e não abrem mão de manter a tradição de seus familiares.

Uma das atividades que eu recomendo fazer por lá é a Vindima, que acontece entre os meses de janeiro a março. Nessa época, os visitantes podem acompanhar a colheita e a pisa das uvas. Outras experiências são os piqueniques nos vinhedos, jantares especiais e visitas às vinícolas.

Pará

A região Norte do país oferece experiências que surpreendem os turistas. Não deixe de fazer o roteiro “Segredos e temperos da Amazônia” onde você vai ter a chance de conhecer mais sobre Belém e seu famoso mercado Ver-o-Peso, além de visitar a Ilha de Cotijuba e se hospedar em pousadas gerenciadas pelas mulheres da comunidade.

Durante o passeio, o turista participa de oficinas, conhece os ingredientes e prova pratos regionais, faz trilha pela Floresta Amazônica, entre outros atrativos.

As viagens de experiência são uma boa solução para quem quer diversificar o passeio nas férias ou em feriados e para quem gosta de conhecer novas regiões e costumes. Se você tem esse perfil, se aprofunde no assunto e busque atividades diferentes para fazer em sua próxima folga.

E então, já conhecia o turismo de experiência? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-