Quais são os melhores destinos para viajar no outono?

viajar no outono
6 minutos para ler

Pretende viajar no outono e ainda não sabe para qual lugar ir? Essa é uma das minhas estações preferidas para uma viagem e, provavelmente, muitas turistas também devem concordar com isso. Afinal, a temperatura agradável e a paisagem diferenciada com clima bucólico e as folhas das árvores em tons alaranjados tornam o passeio ainda mais especial.

O período é caracterizado por um clima mais seco e ameno em muitos destinos, o que possibilita passeios ao ar livre sem precisar se preocupar com chuva e calor ou frio em excesso. Além disso, a viagem pode ser um pouco mais econômica já que é época de baixa temporada.

Contudo, para aproveitar todas essas vantagens é importante escolher os destinos certos. A missão pode ser um pouco difícil, pois há diversas cidades interessantes para conhecer no Brasil nessa época.

Para ajudar você nessa missão separei alguns dos melhores destinos para viajar no outono. Continue a leitura e descubra!

1. Jalapão, Tocantins

Quem quer aproveitar a época para ficar em contato com a natureza pode programar uma viagem para o Parque Estadual do Jalapão.

O local atrai turistas de diversas regiões devido às belas paisagens e passeios inesquecíveis que envolvem cachoeiras, rios, dunas, piscinas naturais, formações rochosas etc. Tudo isso em meio a natureza preservada, com a vegetação do cerrado e da caatinga, e com as árvores que estarão com uma cor diferenciada na folhagem devido à chegada da estação.

Além da interferência na paisagem, o outono também é uma das melhores épocas para visitar a região. Mas a dica é ir a partir do mês de maio quando quase não chove e as temperaturas são quentes durante o dia e frescas à noite.

2. Chapada Diamantina, Bahia

Se a ideia é praticar ecoturismo a Chapada Diamantina, sem dúvida, é um bom destino para isso. Ela compreende diversos municípios que ficam localizados na serra do estado e conta com atividades de aventura, belas paisagens, entre outros diferenciais.

O clima na Chapada Diamantina costuma ser quente e ter maior precipitação de chuva entre os meses de novembro a abril. Já o período mais seco vai de maio a outubro. Por isso, se você deseja viajar no outono, minha dica é dar preferência para os meses de maio ou junho, quando a chance de chuva é menor e a temperatura fica na casa dos 27 °C.

Entre as atividades e locais para conhecer estão visitas às cachoeiras, grutas, cavernas, prática de rapel, cavalgada, tirolesa, entre outros.

3. Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais e vale a pena visitá-la em qualquer época do ano. No entanto, se você viajar no outono encontrará uma paisagem ainda mais especial, além de um clima agradável durante o dia e mais frio à noite.

Ouro Preto é pura história. Conhecida por seus morros e ruas de pedras, sendo assim, em dias quentes ou chuvosos o percurso fica mais difícil e desgastante. Por ser uma estação mais seca, o outono é ótimo para passear com tranquilidade, apreciar as igrejas barrocas, as casas em estilo colonial e a paisagem com montanhas. Além disso, não deixe de apreciar a culinária mineira em um dos muitos bares e restaurantes que encontrará por lá.

4. Curitiba, Paraná

A capital paranaense é mais um bom destino para viajar no outono, especialmente se você busca uma opção mais romântica.

O clima ameno da estação é propício para passeios ao ar livre durante o dia. Já no período noturno as temperaturas caem mais e minha sugestão é aproveitar a noite com um bom vinho em um dos restaurantes e bares da cidade.

Além dos pontos turísticos famosos, como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, você pode incluir no roteiro a visita ao Museu Oscar Niemeyer, ao Parque Barigui e ao Parque Tanguá, esses dois últimos também são boas opções para curtir o pôr do sol.

5. Búzios, Rio de Janeiro

Engana-se quem pensa que viagens no outono não combinam com destinos no litoral. Esse período é uma boa saída para quem quer aproveitar dias de sol em praias mais tranquilas, e uma das sugestões para isso é Búzios.

A cidade é linda, mas fica bastante movimentada durante a alta temporada o que pode causar certos inconvenientes como trânsito, dificuldade para estacionar, filas em restaurantes etc. Contudo, a partir da segunda quinzena de março a circulação de turistas diminui e é possível conhecer as praias, visitar as lojas e restaurantes da Rua das Pedras e aproveitar os atrativos com mais tranquilidade.

Mesmo que a temperatura esteja um pouco mais baixa, os dias de sol ainda prevalecem durante o outono e o clima fica agradável para caminhadas pela praia, passeios de barco ou mesmo um banho de mar.

6. Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado não ficaria de fora da minha lista. A região já apresenta temperaturas mais frias, mas ainda não estará tão movimentada como nos meses de julho e agosto.

Aproveitar essa estação na cidade é uma experiência única! As folhas alaranjadas do outono formam o cenário perfeito junto com as construções em estilo europeu e acabam dando um charme a mais para sua viagem.

O destino conta ainda com restaurantes para comer fondue e apreciar os vinhos produzidos no estado, portanto, o clima mais frio se torna perfeito para um jantar romântico. Além disso, se você tiver interesse pelo processo de produção da bebida, pode incluir no roteiro a visita às vinícolas da região.

7. Porto de Galinhas, Pernambuco

Pode parecer estranho ver cidades do nordeste em uma lista de destinos para viajar no outono já que essa é uma época de chuvas por lá. No entanto, embora as precipitações sejam maiores, o clima continua agradável e é possível presenciar muitos dias de sol.

Porto de Galinhas é um local interessante para conhecer com variedade de hotéis, restaurante e passeios. A principal vantagem de viajar nesse período é encontrar estabelecimentos mais vazios e com melhor custo-benefício. Sendo assim, se você tem o sonho de conhecer o nordeste, mas tem dificuldade para adequar o destino ao seu orçamento, essa pode ser uma boa saída.

Há diversos destinos para viajar no outono! Ao programar sua viagem para essa época você terá uma experiência diferenciada, podendo escolher entre locais de natureza, praia, entre outras opções. Sem dúvida, vivenciará dias de lazer e tranquilidade em meio às belas paisagens do nosso país.

Gostou do texto? Quer receber outras dicas sobre viagem? Então, assine a nossa newsletter para não perder as próximas publicações!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-